Frei Tibúrcio

Frei Tibúrcio 1347/2016

Comércio x feira

No imbróglio envolvendo a instalação da feira de malhas e couros, que pretende funcionar na rua Wenceslau Brás, de 9 a 23/12, e o comércio de Lafaiete, o Jornal CORREIO fica do lado dos lojistas. É inconcebível a liberação de uma feira dessas, que reúne comerciantes de fora, pouco antes do Natal. É a melhor época do comércio local, que ralou durante todo o ano de 2016.

Assim como Ouro Branco e Congonhas, que não autorizaram o funcionamento desse tipo de serviço em suas terras, Lafaiete também precisa dar o exemplo e proteger nosso comércio, que é o maior empregador da cidade.

Comércio x feira (2)

Até o fechamento desta edição, na quinta-feira, dia 8, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-CL) tentava abortar, em Brasília, o funcionamento da feira de couros e malhas. A PMCL, também, acionou sua procuradoria de Justiça para tentar interditar aquele espaço. Tanto a Prefeitura quanto a CDL acreditam que vão barrar o funcionamento do negócio, extremamente prejudicial aos comerciantes da cidade.

Quase lá

O simpático edil, Sandro José (PSDB), tem grande chance de assumir, a partir de primeiro de janeiro, a presidência da Câmara Municipal de Lafaiete. Ele tem se reunido semanalmente com seus pares, inclusive com os vereadores novatos, para costurar sua incipiente candidatura. Por enquanto, ele ainda não tem adversários.

Bloqueio

A turma do prefeito eleito, Mário Marcus Leão Dutra (DEM), precisa ficar atenta ao furdunço envolvendo a prefeitura de Lafaiete e a Companhia Siderúrgica Nacional. A CSN cobra e já ganhou na Justiça indenização pela desapropriação de seus escritórios, onde hoje funciona o 31º Batalhão de Polícia Militar, um montante de cerca de R$8 milhões, sem considerar as correções. A PMCL tenta desesperadamente uma permuta de terrenos com a CSN para evitar o bloqueio das suas contas, mas o projeto encontra-se repousando nas gavetas da egrégia municipal desde março, sob a alegação de que a documentação adicional que foi exigida, ainda não ter sido entregue.

Perigo

Com a aproximação da posse de Mário Marcus e a possibilidade, cada vez mais real, de a Justiça bloquear as contas municipais para pa­gar os valor devido para a CSN, é fundamental a votação e a aprovação do citado projeto. Ele será a última tentativa de evitar o bloqueio total e irrestrito das combalidas finanças locais.  Res­ta saber se aquele trepidante recinto conseguirá fazê-lo antes do recesso parlamentar. Ve­ja re­portagem completa sobre o assunto na página 6.

Complicado

No episódio envolvendo o julgamento de Fer­­nando Pimentel pela ALMG, o deputado Glaycon Franco (PV) ficou numa saia das mais justas, mas acabou definindo sua situação e resolveu ficar do lado do governador. A decisão foi criticada por uns e elogiada por outros, mas o mais importante, na opinião desse politiqueiro escriba, é se posicionar. E isso foi feito direitinho. 

Mudança

Entre realizar a missa de posse no Santuário do Sagrado Coração de Jesus e na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, venceu a segunda opção. A missa em ação de graças para o prefeito, vice e vereadores eleitos acontece na Matriz, dia 1º de janeiro, às 8h.


Coluna enviada no dia 22/12/2016




Comente esta coluna


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Galerias

Chuvas trazem de volta pesadelo das enchentes e alagamentos.

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro