Frei Tibúrcio

Frei Tibúrcio 1346/2016

Na Fazenda

Havia uma expectativa muito grande de o prefeito eleito, Mário Marcus Leão Dutra (DEM), aproveitar, na secretaria municipal da Fazenda, o empresário José Luiz Barbosa. Ele ocupou a mesma pasta nos dois governos de Vicente Faria Paiva (1997 a 2004). Esta semana, porém, surgiu a informação de que o mais cotado para ocupar o importante cargo é o técnico Cláudio Sá Filho, que já exerceu cargos importantes na gestão de José Milton (2009 a 2012). Cláudio presta serviços para as prefeituras de Lamim e Piranga.

Quase lá

Quem também já pode encomendar o terno da posse é o advogado José Antônio dos Reis Chagas, cotadíssimo para assumir a Procuradoria Municipal. As conversas ainda acontecem, mas tudo caminha para um desfecho que seja o desejo do alcaide Mário de contar com Reis Chagas na PMCL.

 

Ainda não

Um dos cargos mais importantes e cobiçados da prefeitura é a chefia de gabinete que, em tese, tem a função de fazer a interlocução do alcaide com a sociedade. É uma espécie de filtro e pára-raios  do chefe do Executivo.  O mais indicado para ocupar o cargo é Dylan Franco, que tem vasta experiência no assunto e ajudou a coordenar a campanha de Mário Marcus.

Na moita

Mário Marcus Leão Dutra quase não aparece. Optou pela discrição e por ficar na moita até a posse. Ao sumir das vistas gerais, o prefeito eleito vai driblando as costumeiras pressões por cargos, que, em época de crise econômica, tornam-se quase insuportáveis.

Na moita ( 2 )

Quem também demonstra certo distanciamento em relação à transição de governo e à montagem da próxima administração, é o deputado estadual Glaycon Franco, um dos responsáveis diretos pela eleição do novo alcaide. Franco optou por dar pouco ou nenhum pitaco e só fala quando é consultado. Está preferindo dar mais gás em seu trabalho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Oxigênio no comércio

O comércio de Lafaiete, maior empregador da região, vai ter um gás a mais no mês de dezembro. É que a prefeitura de Lafaiete vai injetar, de uma veizada só, cerca de R$ 15.3 milhões até o fim do mês. Neste início de dezembro, será quitada a folha de novembro e, provavelmente, a segunda parcela do 13º salário, e no fim do mês, a folha de dezembro. Sem dúvida, uma injeção e tanto de ânimo para o combalido comércio de CL.

Recado

Mas é preciso que os consumidores deem preferência para os lojistas daqui, pesquisando e valorizando nossos produtos. O risco é muito menor e, cá pra nós, não tem que pegar a perigosa BR-040.

 Teto é teto

Salários consomem mais de 40% dos orçamentos públicos. Se o Judiciário seguir burlando o teto salarial do funcionalismo com penduricalhos, não haverá como botar limites às despesas públicas. O teto dos gastos exige que se ponha em prática o teto dos salários. Assim, a mobilização das togas pode ter o efeito de elevar o número de políticos processados e presos, mas não conseguirá preservar o status quo da magistratura: no quadro fiscal de hoje, o supersalário é uma causa perdida e uma imoralidade indefensável.

Nota extraída da Coluna de Raquel

Faria ? Jornal O Tempo

 


Coluna enviada no dia 09/12/2016




Comente esta coluna

ESPECIAL

Como você avalia os serviços da Via 040 ? concessionária responsável pela gestão da BR-040 em Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), passando por Conselheiro Lafaiete?


ESPECIAL

Na sua avaliação, qual é o ponto mais falho em nosso trecho na prestação de serviços da via 040?


ESPECIAL

Você sentiu alguma melhoria na rodovia após a privatização e início dos serviços da Via 040?


Galerias

Chuvas trazem de volta pesadelo das enchentes e alagamentos.

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro