Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 17° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Pesca


Situação melhora em nossos rios



As chuvas que têm atingido Minas Gerais desde novembro ajudaram muito a melhorar a situação dos rios que deságuam nos principais lagos do Estado. Os níveis das represas têm subido bastante, principalmente em Furnas, Sul de Minas, que está com sua capacidade três metros superior, em relação a novembro do ano passado, cenário esse que traz esperança a produtores, pescadores e donos de pousadas que sofreram com a estiagem dos últimos anos.

A situação de Três Marias é um pouco pior, mas mesmo assim bastante boa se compararmos com os níveis do fim de 2014. Os rios que abastecem essa represa estão com bons volumes de água e, com isso, melhora consideravelmente a possibilidade de uma piracema mais adequada que nos últimos anos, o que não deixa de ser uma ótima notícia para o futuro da atividade pesqueira.

Os peixes precisam de um curso d?água com certo volume para que possam subir os rios em busca dos locais de reprodução, de enchentes que formem as lagoas marginais para que os alevinos sejam nela jogados para iniciar com mais tranquilidade o seu ciclo de vida e para que também possam, nos próximos anos, em outras enchentes, voltar para o leito dos rios e completar a sua povoação. Como até o ano passado eles, não estavam encontrando essa situação, a piracema deixou de ser realizada adequadamente pelo menos a partir de 2013, situação essa que será muito difícil de ser recuperada a médio prazo. O nível do São Francisco subiu um pouco e isso com certeza fará aumentar a quantidade de peixe e propiciar melhores condições para a prática do nosso esporte favorito. Resta apenas esperar o fim do período de defeso para, a partir de 1º de março, retornarmos com todo afinco à nossa prazerosa atividade. E não devemos nos esquecer da importância da preservação, praticando o pesque e solte em todas as nossas pescarias.

José Silvestre Vieira

Aposentado e pescador


























Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 05/02/2016




Comente esta Coluna