Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 18° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Pesca


Barcelos 2015



Fomos pescar em Barcelos (AM), região do Alto Rio Negro, famosa pela pesca do tucunaré açu, no início de dezembro. Nosso grupo, formado pelos amigos Ronaldo (Porto Velho-RO/ Pousada Pirá Açu), Rodrigo Magrão (Alta Floresta-MT/ Pousada Pirá Açu), Rodrigo (Cáceres-MT/ Barco Hotel São Lucas), Eduardo (São Paulo-SP), Marcos (Orlândia-SP) e Luiz Ar­naldo (Cuiabá-MT), embarcou no Barco Ho­tel Demeni. Tínhamos a opção de descer o Negro em direção ao Rio Branco ou subir em direção a cidade de Santa Isabel. Op­ta­mos em pescar rio acima, nos igarapés, praias e afluentes do belíssimo Rio Negro.

Nos dois primeiros dias de pescaria, tivemos pouca ação dos grandes açus, predominando os tucunarés borboleta e paca, que não passavam dos 3 kg. A partir do terceiro dia, à medida que subíamos o rio, os grandões começaram a aparecer. Foi intensa a ação de tucunarés que variavam de 4 a 9 kg. No quarto dia, saiu o primeiro tucunaré açu de dois dígitos, pesando 11 kg, pescado e solto por mim. No quinto dia, mais dois grandões: 11,5 kg pescado e solto pelo Luiz Arnaldo e 13 kg pelo Marcos.

Foram seis dias inteiros e intensos com muita ação dos bocudos, apesar do rio baixo e da pressão de pesca, visto que estávamos em final de temporada. A região é muito procurada nos meses de setembro a dezembro, por pescadores brasileiros e estrangeiros, principalmente americanos e japoneses, sempre para a prática da pesca esportiva (pescar, fotografar e soltar).

O Barco Hotel Demeni, miniatura do Bar­co Hotel Kalua (barco em que já pesquei vá­rias vezes e fiz grandes amigos), apesar de pequeno, com capacidade para oito pescadores, é muito confortável, com tripulação e piloteiros de primeira linha. Parabéns ao Ian e ao Mega, pois é uma ótima opção para grupos menores. Aliás, navegamos sempre juntos durante a semana, Demeni e Kalua. Grupo do Demeni, meu grupo, deu um show nos japoneses do Kalua.

Fim de pescaria, todo o grupo satisfeito. Todos fisgaram belos açus. Saímos de Barcelos já com data agendada para dezembro de 2016. E assim encerramos a temporada de pesca de 2015. Pescar em Barcelos e Barco Hotel Demeni (Ian Artur e Alexandre Mega - Kalua Barco Hotel/ www.kaluapesca.com.br), eu recomendo.

Marco Aurélio Rossini

Médico e pescador





























Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 05/02/2016




Comente esta Coluna