Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 29° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,478
Nayara Costa


Vamos conversar sobre saúde masculina?



 

Já foi o tempo em que o autocuidado era considerado “coisa de mulher”. Agora, com mais informações acessíveis para todos, é hora de quebrar este preconceito e começar a abordar esse tema, de forma a conscientizar a população de que o autocuidado é a melhor forma de prevenção de diversas doenças, dentre elas, o câncer de próstata. Por isso, na coluna de hoje vou falar um pouco mais sobre os cuidados com a saúde masculina e o porquê de ser tão importante manter a rotina de consultas médicas e exames em dia, afinal, estamos no Novembro Azul, época do ano em que a atenção com a saúde está toda voltada para o público masculino.

Em média, os homens vivem sete anos menos que as mulheres. Entretanto, isto está mais ligado aos hábitos de vida do que à genética. Isso porque as pessoas do sexo masculino se preocupam menos com a saúde. Segundo uma pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem do estado de São Paulo, os homens adiam ao máximo ir ao médico. Entre os que vão, 70% deles são influenciados a fazer isso pela mulher ou pelos filhos. E a falta de cuidados com a saúde do homem faz com que mais da metade deles já cheguem ao consultório médico com doenças em estágio avançado.

Problemas mais comuns de saúde nos homens

As doenças mais comuns que atingem a população masculina são as silenciosas, ou seja, aquelas que só manifestam sinais clínicos, infelizmente, quando já estão em estágios mais avançados. Como é o caso do infarto, câncer, diabetes, hipertensão e colesterol alto.

A prevenção como aliada

A adoção de hábitos saudáveis, aliados à prática de atividades físicas, alimentação balanceada (com mais produtos in natura e menos alimentos gordurosos e ultra processados) e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir a incidência de doenças evitáveis. Além disso, a identificação precoce de qualquer problema aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina de cuidados com a saúde do homem, como por exemplo: medição de pressão arterial, hemograma, teste de glicemia e teste de taxas de colesterol.

Novembro Azul e o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com Instituto Nacional do Câncer.  Os especialistas explicam que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens assintomáticos, a partir dos 50 anos, teve como resultado uma redução mínima da mortalidade por câncer de próstata. Outros cuidados, como autoexame, também são importantes.

Lembrando que homens com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) devem ter cuidado redobrado, tendo particular atenção à realização dos exames de prevenção um pouco mais cedo: a partir dos 40 anos de idade.

Ir ao médico com frequência e falar realmente tudo o que está sentindo não é vergonha alguma e, muito menos, “sinal de fraqueza”.  Lembre-se que quanto mais cedo os problemas de saúde forem descobertos, maiores são as chances de cura ou do tratamento proporcionar a melhor qualidade de vida possível. Não tomar conhecimento não fará com que os problemas sumam, pelo contrário: só vai piorar a situação.

Espero que vocês tenham gostado da coluna de hoje, um abraço e até semana que vem!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 07/11/2021

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna