Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 29° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,117 Euro agora: R$ 5,484
Nayara Costa


Queda de cabelo pós-covid?



 

Muitas pessoas, após terem testado positivo para a Covid-19, têm relatado diversas sequelas da doença. Algumas mais leves e quase imperceptíveis, outras mais fortes e que necessitam de acompanhamento médico.

Ainda não se sabe ao certo todas as sequelas que o vírus pode causar no nosso organismo, mas uma queixa muito constante está associada à queda significativa de cabelo. Por isso, na coluna de hoje, vou explicar o que se tem de concreto até agora sobre a queda capilar pós-Covid.

Um grupo de pesquisadores estadunidenses, mexicanos e suecos publicaram recentemente seus estudos relacionados ao tema desta coluna. Eles chegaram à conclusão de que uma a cada quatro pessoas em todo o mundo relata a queda acentuada de cabelos passado o período de quarentena.

E esse efeito colateral está sendo chamado de “Covid Longa”, que é quando os sintomas ainda permanecem ativos no organismo. A queda de cabelo surge em até três meses após ter testado positivo, e isso se dá muito ao fato das nossas próprias defesas imunológicas.

Isso porque é totalmente natural que, ao apresentar qualquer doença ou distúrbio no organismo, o sistema imunológico aumente sua ação de defesa e, para isso, ele retira todas as vitaminas e minerais de locais considerados “seguros” para atuarem no combate ao organismo invasor. Muitas das vezes, os nutrientes retirados são aqueles que nutrem os folículos capilares deixando-os mais suscetíveis à queda.

Tratamento

Os estudos sobre este efeito colateral ainda estão na fase inicial e tudo é muito novo. Logo, infelizmente, ainda não existe uma linha de tratamento e, muito menos, um medicamento que podemos dizer ser 100% eficaz no combate à queda capilar relacionada à Covid.

Mas existem vitaminas e suplementos que ajudam a repor os nutrientes perdidos dos fios e, assim, os deixam mais fortes e saudáveis. Como é o caso dos manipulados que apresentam todos os polivitamínicos necessários aos cabelos para evitar a queda, o ressecamento e a quebra dos fios.

Todavia, é importante realizar uma consulta com um profissional da área da saúde, seja um dermatologista ou um farmacêutico autorizado a fazer prescrições desse nível, assim o profissional será capaz de avaliar o real estado do couro cabeludo e indicar a melhor vitamina para suprir esta demanda.

Além disso, a Covid pode causar outros efeitos colaterais, como: dores de cabeça crônica, cansaço e fadiga por meses a fio. Todos estes sintomas também são responsáveis por grande parte da queda de cabelo, e é importante passar pelo seu médico e relatar todos os sintomas pós-Covid para realizar um tratamento correto e eficaz. A automedicação não deve ser realizada em hipótese alguma.

Espero que vocês tenham gostado da coluna dessa semana, um abraço



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 19/10/2021

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna