Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 28° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,474
Nayara Costa


A alimentação saudável é a chave para o controle da obesidade



 

Esta semana foi marcada por duas importantes datas que merecem toda a nossa atenção: o dia de combate à obesidade (11 de outubro) e o dia mundial da alimentação (16 de outubro). Por isso, na coluna de hoje, eu abro espaço para falar um pouco mais sobre como uma alimentação correta e balanceada pode contribuir positivamente na diminuição dos casos de obesidade, principalmente entre as crianças e adolescentes.

Segundo dados da pesquisa Vigitel, os casos de obesidade apresentaram um crescimento de 60% nos últimos 15 anos no Brasil. Desta porcentagem, mais de 20% são crianças e adolescentes que estão obesos ou com sobrepeso.

Uma alimentação saudável é uma das aliadas no combate à obesidade e às doenças crônicas que ela desencadeia, mas colocá-la em prática pode ser um desafio, pois demanda disciplina e tempo. Conscientizar a população, principalmente os mais jovens, sobre os benefícios desses alimentos para a saúde é a principal estratégia para modificar esses hábitos.

Frutas, verduras, vegetais, grãos e sementes são ricos em substâncias que nutrem e melhoram as funções do organismo. Os fitonutrientes são parte desses compostos que, quando ingeridos, têm ação antioxidante e protegem o corpo de radiação, toxinas e poluição.

No caso da obesidade em si, além de todo o efeito protetor, os alimentos saudáveis estão livres de açúcar, sal e gorduras em excesso, que estão associados ao aumento de peso e doenças como hipertensão e diabetes. Os resultados são ainda melhores quando se unem outros hábitos de vida positivos, como: fazer exercícios físicos periódicos, controlar o estresse e cuidar da saúde do sono.

Mas, atenção: não saia por aí realizando dietas malucas sem as devidas orientações. Hoje, existe uma equipe multidisciplinar especializada para te auxiliar na implementação de uma alimentação mais saudável. Entre os profissionais, estão: nutricionistas, endocrinologistas, farmacêuticos, educadores físicos, entre outros.

Espero que vocês tenham gostado da coluna dessa semana, um abraço e até a próxima.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 19/10/2021

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna