Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 20° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Opinião


Advogada destaca os principais golpes praticados online e como se proteger



Foto Pexels

 

A era digital trouxe inúmeras facilidades para nossas vidas, mas também abriu espaço para a prática de golpes virtuais. A cada dia surgem novas técnicas utilizadas por criminosos para enganar pessoas e obter vantagens financeiras ilícitas. Neste artigo,   a advogada  Letícia Cordeiro Silva, apresenta os principais golpes praticados na internet e fornece dicas de prevenção para que você possa se proteger.

1. Phishing: O phishing é um dos golpes mais comuns na internet. Nele, os criminosos se passam por empresas ou instituições confiáveis, como bancos e redes sociais, e enviam mensagens falsas solicitando informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. Para se prevenir, desconfie de e-mails ou mensagens suspeitas e sempre verifique a veracidade das informações diretamente com a empresa.

2. Golpe do boleto falso: Nesse golpe, os criminosos alteram o código de barras de um boleto bancário, redirecionando o pagamento para a conta deles. Para evitar cair nessa armadilha, sempre verifique se o código de barras e os dados do beneficiário estão corretos antes de efetuar o pagamento.


3. Vendas falsas: Golpistas criam anúncios de produtos ou serviços inexistentes, recebem o pagamento e desaparecem. Para se prevenir, pesquise sobre a reputação do vendedor, desconfie de preços muito abaixo do mercado e prefira utilizar plataformas de vendas online seguras.

4. Ransomware: Esse tipo de golpe consiste em infectar o computador da vítima com um programa malicioso que criptografa seus arquivos e exige um resgate para liberá-los. Para evitar ser vítima de ransomware, mantenha seu antivírus atualizado, faça backups regularmente e evite clicar em links suspeitos.


5. Golpe do falso suporte técnico: Nesse golpe, os criminosos se passam por funcionários de empresas de tecnologia e oferecem suporte remoto para resolver problemas inexistentes. Eles acabam obtendo acesso aos dados pessoais da vítima ou instalando programas maliciosos. Para evitar cair nesse golpe, sempre entre em contato diretamente com a empresa de tecnologia e desconfie de abordagens não solicitadas.

Agora que você conhece os principais golpes praticados na internet, é importante seguir algumas dicas de prevenção para se proteger:

- Mantenha seu antivírus e sistema operacional atualizados;

- Crie senhas fortes e únicas para cada conta;

- Desconfie de e-mails, mensagens ou ligações suspeitas;

- Verifique a veracidade das informações diretamente com a empresa;

- Utilize plataformas de vendas online seguras;

- Faça backups regularmente de seus arquivos importantes;

- Evite clicar em links suspeitos.

Advogada Dra. Letícia Cordeiro Silva

OAB/MG 201.349.

Mais informações pelos telefones

(31) 3721-4174 e (31) 99196-2378.

Instagram: @cordeiroearaujoadv @leticiacordd




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 18/08/2023 - 16:40


Comente esta Notícia