Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 26° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Opinião


Editorial: a qualidade de vida precisa acompanhar o crescimento populacional de Lafaiete



Foto: Jornal CORREIO

 

O Censo 2022, cujos dados foram divulgados no último dia 22 de junho, mostrou que muitas cidades de nossa região perderam moradores e outras ganharam mais habitantes, casos, por exemplo, de Lafaiete, Jeceaba e São Brás do Suaçuí. O crescimento populacional de CL, se comparado ao último Censo, em 2010, foi deveras espantoso, de cerca de 12,97%, saltando de 116.512 habitantes em 2010, para 131.621 em 2022. Esses números fizeram, inclusive, nossa cidade superar a outrora mais populosa da região, Barbacena, que ficou com "apenas" 125.317 moradores.
No entanto, o fato de Lafaiete ser líder em população numa região onde outros municípios importantes estão inseridos, como Barbacena, São João Del Rei, Lavras, Ouro Preto, entre outras, não significa nada se CL continuar com a qualidade de vida inferior a essas cidades. Precisamos, também, ser líder e protagonista em saúde, educação e desenvolvimento humano. A maior população das regiões do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Campos das Vertentes precisa e deve melhorar o dia a dia de seu povo.
Hoje, noves fora a população, perdemos de balaiada em quase tudo para cidades que possuem número de habitantes menor e com capacidade de investimentos inferior à de Lafaiete. É necessário que nossas autoridades – infelizmente perdemos nosso único deputado na ALMG – aproveitem este momento de liderança em habitantes, para buscarem novos horizontes, que se transformem em obras e melhorias diversas. Apesar das dificuldades inerentes a um município pobre de recursos, as coisas estão acontecendo, de fato, em CL.
Exemplos do que está por vir não faltam, a começar pelo início promissor de muitas obras de infraestrutura, principalmente nos setores da educação (UPA-24, Hospital Regional e reforma e ampliação de UBs), além das viárias de importância vital para o trânsito local (trincheira do Paulo VI, viaduto da Cachoeira e prolongamento da avenida Manoel Martins, entre outras). É urgente, porém, que essas intervenções sigam seu fluxo natural e não parem no meio do caminho. Certamente, elas vão melhorar e muito a nossa qualidade de vida, sonho antigo do povo lafaietense.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 15/07/2023 - 13:23


Comente esta Notícia