Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 26° Sexta, 26 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,117 Euro agora: R$ 5,469
Educação


Gratidão é o tema de hoje



Semana passada, recebi uma mensagem de uma ex-aluna. Senti uma alegria tão grande pela surpresa e pelo conteúdo, que pedi permissão para publicar as palavras incentivadoras que me ela me enviou. Poder olhar para trás e pedir desculpas pelos erros cometidos como professor, mas, também, poder comemorar os acertos é uma experiência singular. 

Hoje reencontro ex-alunos que me fazem acreditar na importância do nosso papel social. E tudo se torna mais ainda surpreendente quando nos contam o quanto fomos indispensáveis na formação e na vida deles. Quem já recebeu esse presente sabe o que isso significa. Nesse sentido, partilho agora com você as palavras dela.

 ?Querido professor José Antônio,

Quando me lembro das suas aulas, de como eu me sentia, meu coração se enche de alegria e gratidão por ter tido a oportunidade de ser sua aluna. As aulas de História eram sensacionais. Eu me lembro de como você conseguia nos ensinar de uma forma tão leve, aberta e estimulante, que mais parecia que estávamos batendo um papo sobre pessoas que conhecíamos bem e fatos que havíamos presenciado.

Uma aula em especial plantou uma sementinha aqui e eu gostaria muito de compartilhar isso com você. Foi uma aula sobre o nazismo. Eu me lembro bem que você conseguiu nos transportar para o contexto dos alemães daquele tempo, sem julgamentos nem ideias preconcebidas. Apenas fez com que nos colocássemos no lugar daquelas pessoas, para que pudéssemos compreender a enorme adesão da população ao movimento.

Eu nunca mais fui a mesma pessoa depois daquela aula, professor! Muito mais do que História, naquele dia, você me ensinou sobre como julgar os outros é fácil quando não estamos lá, caminhando com eles. Com o passar dos anos, a experiência daquela aula foi crescendo e frutificando em mim, me ajudando a me tornar uma pessoa um pouquinho melhor.

Professores assim, como você, são alguns dos presentes mais valiosos que podemos receber ao longo da vida. E eu sou tão grata por ter tido a felicidade de ser sua aluna! Hoje, quando entro em uma sala de aula, dou o meu melhor para honrar meus mestres. E sempre me espelho em você, no mais sincero desejo de tocar almas e passar adiante o bem que recebi quando era eu quem estava sentada na carteira, sedenta de luz. Espero que, junto com estas palavras, você possa receber todo o meu amor e gratidão por fazer parte da minha caminhada! Um grande abraço! Feliz Dia dos Professores!?

Muito obrigado por suas palavras. Todo esse reconhecimento que você demonstrou pelo meu trabalho, eu também tenho por sua pessoa e por outros alunos pela atitude de sensibilidade e empenho; dedicação aos estudos e carinho pelos professores. Um grande abraço, Lara!


José Antônio dos Santos

Mestre pela UFSJ

Contato: joseantonio281@hotmail.com



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Educação, no dia 01/11/2017




Comente esta Coluna