Educação


Viva o professor! O ponto fraco da formação



Na vspera do dia do professor, valem elogios, mas valem questionamentos sobre a formao aligeirada e superficial de muitos mestres.  Grande parte no se incomoda e nem assusta com isso. H, inclusive, os que se orgulham de ter comprado o trabalho de concluso de curso. Tudo em nome de uma titulao e um lugar ao sol, ainda que com salrios parcos. Na verdade, muitos at comemoram o que ganham, pois, no fundo, tm conscincia de que investiram o mnimo na sua preparao para terem o salrio que recebem. Fora aqueles que, concursados, se apostilaram em cargos de direo e que esto, agora, acomodados em salas de aulas, com seus mtodos ultrapassados e entediantes. esse profissional que vai ser comemorado no prximo dia 15. Evidentemente que essa realidade gritante no a regra geral. Podemos dizer que esse perfil de professor no chega a ser maioria. 

De qualquer forma, a anlise abaixo, sobre a formao como ponto fraco de professores, principalmente, os de matemtica, inquietam o corao daqueles que sonham com uma escola, cujos agentes tenham, seno mestrado, pelo menos uma ps-graduao bem feita, pautada em bases cientficas e no no ativismo pedaggico exacerbado que temos visto entre muitos professores que detestam ler e criticam a necessidade de formao terica. Mais grave do que aceitar se formar mal aceitar uma faculdade de educao que no leva educao a srio.

 

?A formao de professores o calcanhar de Aquiles da nossa educao bsica. O professor elemento crucial da cadeia educativa e, no entanto, a formao oferecida na maior parte das nossas licenciaturas em matemtica totalmente inadequada, alm de obsoleta. No Brasil, a esmagadora maioria dos licenciados da rea egressa de faculdades particulares com controles de qualidade duvidosos. Muitas dessas instituies no tm jeito; precisam ser fechadas. Para outras, um efetivo controle por parte das autoridades poderia fazer uma grande diferena. Mas nossas melhores universidades pblicas tambm no esto isentas de crticas.

 

Em artigo publicado em maro de 2011 na revista "Notices", da American Mathematical Society (Sociedade Americana de Matemtica), o professor emrito Hung-Hsi Wu, da Universidade da Califrnia, em Berkeley, pergunta: "Para formarmos bons professores de francs, deveramos exigir que eles aprendam latim, no lugar de francs? Afinal, latim a lngua me do francs e, sendo um idioma mais complicado, aqueles que conseguirem aprend-lo devero estar bem habilitados para o francs". Claro que uma ironia mas, segundo Wu, tem muito a ver com o que fazem as licenciaturas em matemtica em seu pas. No Brasil no diferente.

 

Humberto cita outra observao de Wu: na formao do professor de matemtica, em contraste com outras disciplinas que apenas "olham para frente", para o que ser visto na ps-graduao, indispensvel devotar tempo considervel a "olhar para trs", isto , a analisar tpicos elementares de um ponto de vista avanado.

 

Ensinamos na escola que raiz cbica de 2 o nmero que elevado ao cubo d 2. Mas nunca gastamos tempo para mostrar ao licenciando que tal nmero existe. Para dividir duas fraes devemos multiplicar a primeira pela inversa da segunda. Por qu?

 

Essa indagao vale para todas as disciplinas. Ela mostra que a pedagogia da pergunta deveria estar presente em qualquer modelo de ensino, pois a aprendizagem comea pela pergunta e o conhecimento se consolida atravs dela. Muitos mestres no percebem isso. Com essas reflexes, parabenizo meus colegas pelo nosso dia, pedindo que aceitemos fazer uma autocrtica sobre a urgente necessidade da nossa formao continuada, pois estamos ficando para trs nos tempos.

 


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