Esporte

Expedição no Suriname

Há um ano, recebi a ligação de um amigo de Brasília, Giovani Papa, pescador profissional e apresentador de programa de pesca. Ele me contava de uma pescaria incrível, da qual estava retornando após gravar dois programas de TV, no rio Correntine, que divide a Guiana e o Suriname (antiga Guiana Holan­desa), no norte da América do Sul. Em sua fala, mostrou-se impressionado com a quantidade de piraíbas gigantes, pescaria que eu não poderia deixar de fazer. Então, reuni um grupo de amigos, Dário, Eduardo, Mucio, Manoel, Candian, Luciano e Zé Luiz, e decidimos encarar essa aventura.

O Suriname é um país que faz divisa com o Oceano Atlântico ao norte, Guiana a oeste, Guiana Francesa a leste, e Brasil ao sul. Sua população gira em torno de 600 mil habitantes, mais da metade na capital, Paramaribo.

Nossa pescaria teve uma logística um pouco complicada. Voamos para Belém, onde pernoitamos. No dia seguinte, Paramaribo, outra pernoite. Enfim, embarcamos num vôo fretado de uma hora, pousando em pista de grama às margens do rio. Daí, mais duas horas de barco até a pousada Piraíba Lodge, começando a pescaria no dia seguinte.

Infelizmente, erramos a semana. Apesar de termos programado a pescaria para a mesma época que o Giovani tinha sugerido, este ano está chovendo muito acima do normal na região, portanto, rio com volume de água muito acima do esperado, o que diminuiu o número de ações.

Nessas condições, muita chuva e rio muito cheio, nossa pescaria ficou aquém do esperado. Mesmo assim, o Zé Luiz conseguiu fisgar um piraíba gigante, além de grandes pirararas.

Apesar de pouco peixe, valeu a aventura e o convívio com os amigos. Desde já, estou programando uma nova expedição, na esperança de encontrar o rio em condições melhores e brigar com esses gigantes.


Marco Aurélio Rossine

Pescador inveterado e médico nas horas vagas

koreirossini@gmail.com


Coluna enviada no dia 02/08/2017




Comente esta coluna

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro