Educação


Matemática: muitas aulas e notas baixas



Se abarrotar os alunos com aulas de matemtica fosse a sada para a aprendizagem, as escolas brasileiras seriam experts nessa disciplina. Mas no o que ocorre - pelo menos no ensino mdio. Bem ao contrrio, s 7,3% deles esto aprendendo matemtica.

?O percentual de estudantes com aprendizado adequado no Brasil aumentou do ensino fundamental ao ensino mdio, de acordo com dados divulgados hoje (18/01) pelo movimento Todos pela Educao. Persiste, no entanto, um gargalo em matemtica, no terceiro ano do ensino mdio. Ao deixar a escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem nveis satisfatrios de aprendizado. O ndice menor que o da ltima divulgao, em 2013, quando essa parcela era 9,3%?, informa uma reportagem da Agncia Brasil.

Na escola pblica essa situao est pior. Apenas 3,6% dos alunos conseguem aprendizagem adequada na matria na terceira srie do ensino mdio. Quer dizer que 96,4% deles fracassam. Como isso possvel, uma vez que esto abarrotados de aulas dessa disciplina? Aumentar a dose do remdio que no faz efeito no a soluo para curar a doena. No d para entender porque os diretores, coordenadores, corpo docente, pais e responsveis no arregaam as mangas para construrem outro tipo de escola.

?O Brasil no tem, oficialmente, uma definio clara do que deve ser aprendido em cada nvel de ensino. O movimento Todos pela Educao estabelece metas para que em 2022, ano do bicentenrio da independncia do pas, seja garantido a todas as crianas e jovens o direito educao de qualidade. O movimento estabelece tambm metas intermedirias de aprendizado.? Honestamente, acho que estamos bem longe de realizar essa meta. Alis, voc j parou para pensar qual o seu conceito sobre qualidade?

?Pelos critrios do movimento, apesar de ter apresentado nacionalmente um aumento no percentual de estudantes com aprendizado adequado, o pas cumpriu apenas a meta estipulada para o portugus no 5 ano do ensino fundamental. A meta para a matemtica no 3 ano era que 40,6% tivessem o aprendizado adequado.? um absurdo pretender apenas essa porcentagem para um pas de grandes potenciais como o nosso, na era da educao planetria, e com tanta facilidade de acesso a tanto contedo online de que dispomos hoje. Apesar disso tudo a escola continua a funcionar, fazendo de conta que no est sendo rejeitada. Nota baixa recado e rejeio dos alunos pelo modelo de ensino. D vergonha concluir que estamos patinando em educao.

?De acordo com a definio do Todos pela Educao, o aprendizado adequado de matemtica no ensino mdio significa que os estudantes tiraram pelo menos 350 no Sistema de Avaliao da Educao Bsica (Saeb). Isso os coloca no nvel 5 de 10. So estudantes que conseguem pelo menos resolver equaes, determinar a semelhana entre imagens e calcular, por exemplo, a diviso do lucro em relao a dois investimentos iniciais diferentes. ? o mnimo adequado?, diz Priscila.

um absurdo estarmos nesse patamar. Autoridades interessadas mesmo em educao, teriam vergonha de se contentar apenas com reformas de prdios e fornecimento de merenda, mantendo discursos vazios na mdia durante uma gesto inteira. Porm muitos esto longe de ter a honradez de implantar um processo revolucionrio de desmonte e reconstruo do processo de aprendizagem.



Jos Antnio dos Santos

Mestre pela UFSJ

Contato: joseantonio281@hotmail.com

Dados disponveis em http://agenciabrasil. ebc.com.br/educacao/noticia/2017-01/matematica-apenas-73-aprendem-o-adequado-na-escola . Acesso aos 22/01/2017.


Comente esta Coluna