Educação


MEC apresenta Base Curricular do Ensino Médio



A ltima verso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino mdio foi entregue pelo Ministrio da Educao (MEC) ao Conselho Nacional de Educao (CNE) no dia 3 de abril. Esta a segunda etapa na definio das diretrizes do que ser obrigatoriamente ensinado nas escolas de todo Brasil. A primeira etapa foi concluda com a finalizao da base especfica para o ensino infantil e fundamental, que deve ser implementada at 2020.
O documento prev que apenas as reas de linguagens e matemtica devero ser oferecidas aos estudantes obrigatoriamente nos trs anos do ensino mdio. As outras reas podem ser distribudas ao longo dos trs anos a critrio das redes de ensino. Durante o evento, o ministrio anunciou que vai elaborar um guia para orientar as escolas na implementao dos itinerrios formativos, que devero somar 1.200 horas do ensino mdio ? o currculo bsico vai somar 1.800, disse o MEC. A entrega ocorreu um ano depois de o ministrio entregar a verso para a educao infantil e para o ensino fundamental, e um ano e meio depois de a pasta anunciar o adiamento da Base do Ensino Mdio.
No Conselho Nacional de Educao, o documento vai percorrer a ltima etapa antes de sair do papel: a anlise e debate entre os conselheiros, incluindo a ltima oportunidade de contribuio da sociedade. De acordo com o presidente do CNE, Eduardo Deschamps, audincias pblicas sero realizadas pelo pas para debater o documento, da mesma forma como aconteceu com a BNCC do ensino infantil e do fundamental. Deschamps lembrou as inmeras tentativas de se criar currculos de referncia e disse entender o documento como um ?marco na educao brasileira?.
A BNCC do ensino mdio est organizada por reas de conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemtica e suas tecnologias; cincias da natureza; cincias humanas e sociais aplicadas. Maria Helena Guimares de Castro, secretria executiva do MEC, lembrou que as competncias gerais apresentadas no dia 3 de abril so as mesmas que regem o ensino fundamental. A representante do MEC explica, ainda, que a Base procura "aprofundar teoria e prtica em todas as reas, com nfase nas atitudes e valores que os alunos devem resolver, como adaptabilidade, trabalho em equipe e valores ticos".
Do total da carga horria nos trs anos de ensino mdio, 1.800 devero ser guiadas pela BNCC. As demais 1.200 passaro a pertencer aos "itinerrios formativos", nos quais as escolas podero oferecer uma formao acadmica mais aprofundada em uma ou mais reas do conhecimento, em detrimento das demais. "No se trata de ter apenas um itinerrio por rea, podem misturar componentes das diferentes reas do ponto de vista do aprofundamento acadmico", explicou Maria Helena. "Um bom exemplo STEM, o campo formado por cincia, tecnologia, engenharia e matemtica. Na rea de linguagens possvel ter um itinerrio formativo s na rea de artes", continuou ela, afirmando que, dentro, o foco de aprofundamento pode ser s em msica. "Itinerrios formativos sero desenvolvidos pelos estados e escolas. O MEC no far a definio de itinerrios, mas sim, um guia de orientao para apoiar estados e municpios".
Segundo Maria Helena, o grande objetivo da BNCC ?desengessar? o ensino mdio e tir-lo do fracasso do baixo desempenho dos alunos. Para ela, "Esse modelo que temos hoje est em funcionamento h muito tempo e os resultados so tristes. Os resultados das avaliaes e censo escolar mostram isso".
Agora, pasmem: ?Cerca de 20% dos alunos que terminam o ensino fundamental no se matriculam no ensino mdio. No primeiro ano do ensino mdio, temos 29% de reprovao e abandono. Aqueles que concluem, apenas 27% alcanam conhecimentos bsicos em lngua portuguesa, e somente 10%, em matemtica." D para a sociedade evoluir desse jeito?

Jos Antnio dos Santos
Mestre pela UFSJ
Contato: joseantonio281@hotmail.com
Fonte adaptada: https://g1.globo.com/educacao/noticia/base-nacional-curricular-do-ensino-medio-e-entregue-pelo-mec-veja-o-documento.ghtml. Acesso aos 28/abril/2018.



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Escrito por Educação, no dia 18/05/2018




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