Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 16° Agora: 21° Terça, 16 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,185 Euro agora: R$ 5,506
Região


Aluna da rede municipal de ensino de Congonhas é classificada para a etapa internacional da OBA



 

A estudante Evellyn Cristina da Silva, aluna do 9º ano da Escola Municipal Dom João Muniz, foi pré-selecionada para etapa internacional das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia – OBA, após realização de prova, na escola, com conteúdo programático desenvolvido em consonância com a maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio.

Trata-se de oportunidade de conhecimento e desenvolvimento, por meio de um processo seletivo, para representar o país nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, em 2023, com local ainda a definir.

Para a estudante selecionada, Evellyn Cristina da Silva, participar da OBA trouxe ampliação de conhecimento e mais visão de mundo. Ela também agradece a Escola, especialmente a professora Zeli Imaculada Pinto, pelas orientações e acompanhamento. “Quando soube que fui selecionada para a etapa internacional, fiquei muito feliz e emocionada, visto que, foi um resultado de muita persistência e dedicação. Agradeço a Escola Dom João Muniz pela oportunidade e minha professora Zeli pela dedicação. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica me deu outra visão do mundo e iniciativa de querer aprender e buscar sempre mais” projetou Evellyn.

De acordo a diretora da Escola Municipal Dom João Muniz, Rosilene Pereira de Sousa Junqueira, que também é pedagoga, há sempre grande incentivo, por parte da Escola, para que os alunos participem de concursos, processos seletivos e tudo que oportuniza conhecimento e interação com a realidade para além da escola. A diretora reforça que, mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as Olimpíadas Brasileiras proporcionam aos estudantes e professores novas descobertas, novos lugares e muito conhecimento. Ela parabenizou Evellyn e ressalta que ela já vem se destacando em outras situações, como no xadrez e handebol. Ela também diz esperar que novas oportunidades aconteçam para os alunos que estudam fora da área central do Município. “É muito gratificante ver nossos alunos sobressaindo e dando excelentes resultados em tudo que participam”, ressalta a diretora Rosilene.

O secretário Municipal de Educação de Congonhas, professor Rodrigo Mendes, ressalta ser este é mais um momento importante para outros jovens, pois, os resultados incentivam alunos e escolas da cidade, além de apresentar o nível de excelência que a Educação de Congonhas vem passando recentemente. “A Semed segue incentivando nossas escolas e alunos a participarem de mais eventos como a OBA. Resultados, como este da Evellyn, nos enche de orgulho e nos dá a certeza que a nossa rede pública municipal de ensino está no caminho certo da qualidade no ensino para os nossos alunos. Parabenizo todos os envolvidos na certeza de que Congonhas é quem ganha com estes destaques positivos”, comemora Rodrigo.

O coordenador da Olimpíada, João Batista Canalle, afirma que o objetivo do evento é fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins. “As Olimpíadas promovem a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando, em um mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores e instituições voltadas às atividades aeroespaciais”.

A Semed reforça que vai garantir todo suporte necessário para Evellyn realizar as tarefas da próxima etapa das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia. Neste ano, além do excelente resultado da OBA, outros alunos também foram destaque, como os que venceram a etapa estadual do prêmio MPT na Escola e disputam a fase nacional representando Minas Gerais e Congonhas.

Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Foto: Raphael Dias




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 01/10/2022 - 14:00


Comente esta Notícia