Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 18° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,118 Euro agora: R$ 5,479
Região


Catas Altas celebrou os 270 anos de devoção a Nossa Senhora dos Remédios



 

No dia 11 de setembro, a Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega, celebrou a Festa de Nossa Senhora dos Remédios na Comunidade do Jequitibá. A festividade acontece há 270 anos e é uma das mais antigas da região e de Minas Gerais. Sua origem se deu na construção de uma ermida em 1752 pelo Frei Francisco Vieira da Ordem dos Trinitários, em honra ao Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora dos Remédios.

A festa teve o cortejo do reinado pelas guardas de congado que consduziram os reis, rainhas, príncipes e princesas. Aconteceu também a missa solene no adro da igreja e apresentações culturais e barraquinhas.

A atual capela foi consagrada em 1767 e está localizada no alto de um morro anunciada por um cruzeiro de madeira. A edificação está em processo de restauração e tem destaque para o altar-mor em talha e um anjo em madeira desce do alto da igreja para coroar Nossa Senhora. A esta capela acorria a população da região, sobretudo por ocasião das grandes epidemias e calamidades tal como se deu nos anos de 1792 (influenza), 1854 (varíola), 1918 (gripe espanhola). Sempre obtendo o desejado livramento dessas doenças mortais. Fervorosas peregrinações e procissões de penitência foram realizadas nas épocas de severa estiagem para rogar as necessárias chuvas. No período turbulento da revolução liberal (1842) nessa Capela se orou pelo restabelecimento da paz e da concórdia e pelo fim das perseguições.

Em meados do século XVIII a capela do Jequitibá teve como sacerdote o Pe. Bento de Souza Lima, político, possuidor de minas de ouro e engenho de cana-de-açúcar na região, fundador da cidade de Santa Margarida e primeiro pároco de cidade de Lamim.

A Origem. Nossa Senhora dos Remédios e os Trinitários

Frei Francisco Vieira de Jesus Maria pertencia a uma secular ordem religiosa francesa, fundada no século XII, por São João de Mata e São Félix de Valois e que foram os propagadores da devoção a Nossa Senhora dos Remédios. Homem culto e bom pregador, nasceu em Piranga, era irmão de Teresa Ribeiro de Alvarenga, tio e educador do célebre inconfidente Claudio Manoel da Costa.

Esta ordem, nominada como Ordem da Santíssima Trindade ou Ordem dos Trinitários tinha o objetivo inicial de resgatar os cristãos cativos no Oriente durante as Cruzadas, no entanto não dispunham de recursos financeiros para isto. Apareceu então Nossa Senhora aos seus fundadores entregando-lhes uma bolsa cheia de dinheiro, prestando-lhes de modo o “remédio” para suprir aquelas necessidades.

Desde então a Virgem Maria ganhou o título de Nossa Senhora dos Remédios. Nos mais diversos locais onde os Trinitários estiveram exerciam as funções de evangelizar, manter igrejas, cuidar dos doentes e pobres.

Texto e fotos: Giovane Neiva

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 01/10/2022 - 10:20


Comente esta Notícia