Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 24° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,483
Cuide bem do seu Pet


Cuidado com as taxas de açúcar no sangue dos filhotes!



 

A hipoglicemia é perigosa em cães adultos, mas é ainda mais complicada quando atinge os filhotes

A hipoglicemia é uma condição que acomete os seres humanos e, também, os cães. Trata-se da falta de açúcar no sangue, que pode levar à fraqueza, falta de energia e traz consequências muito graves para os filhotes de cachorros. Por isso, na coluna desta semana, vou falar um pouco mais sobre este tema. 

A hipoglicemia é perigosa em cães adultos, mas é ainda mais complicada quando atinge os filhotes. A maioria dos casos dessa deficiência nos cães mais novos é re­sultado de alimentação inadequada, seja ela insuficiente ou de baixa qualidade. O excesso de exercícios também pode fazer o corpo usar mais açúcar do que o disponível.

Um filhote com hipoglicemia fica apático e cansado. O açúcar no sangue também é o responsável pelo funcionamento do cérebro e dos músculos e, em casos graves, o cachorro pode ter até crises convulsivas devido à baixa dosagem de açúcar. Os casos de hipoglicemia podem fazer o filhote tropeçar, parecer fraco ou em estado de coma.


Riscos
Quando a hipoglicemia está associada à falta de uma alimentação correta ou a uma quantidade além do permitido de exercícios físicos para o filhote, esse quadro pode ser facilmente revertido com a mudança de hábitos. Porém, ela também pode estar relacionada a outras doenças mais sérias como, por exemplo: doenças no fígado, que impedem o armazenamento da glicose em forma de glicogênio, ou doenças intestinais, que impedem a digestão do alimento. Nestes casos, a hipoglicemia pode ser crônica e fatal.


Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico para hipoglicemia vem por meio do monitoramento do exame de glicose, que deve ser realizado em horários determinados para medir a taxa de açúcar no sangue dos filhotes. Caso a doença seja, de fato, confirmada, o médico veterinário é quem irá realizar o acompanhamento frequente da saúde do pet e receitar medicamentos que reestabeleçam os níveis de glicose. 


Prevenção
É bom lembrar sempre de alimentar o cão e não o deixá-lo muito tempo com fome. O ideal é que um filhote de dois meses seja alimentado quatro vezes por dia. Se o tutor passa o dia fora e não consegue dar comida ao filhote por um longo tempo, é melhor colocar mais ração em seu comedouro e garantir que ele ao menos não passe fome enquanto a pessoa não está. Isso ajuda a reduzir as chances de o pet ter hipoglicemia e uma série de outros problemas causados pela má alimentação!

Espero que vocês tenham gostado da coluna desta semana. Um abraço e até semana que vem!

Serviço

Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado 
em Clínica e Ortopedia

Endereço: Rua Duque de Caxias, 
352, Chapada. 
Mais informações: (31) 3721-1530 / 
saofrancisco@cvsf.com.br



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 06/11/2021

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987