Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 14° Agora: 16° Terça, 14 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,129 Euro agora: R$ 5,548
Cuide bem do seu Pet


Você sabia que os pets também trocam de dentes?



 

“Meu cachorro está banguela!” Muitos tutores chegam aos consultórios veterinários desesperados pois viram os cães com dentes faltando ou totalmente sem. Mas, calma! Na maioria das vezes, não é nenhuma doença, é apenas a troca da dentição. Sim: os cães também possuem dentes de leite e é sobre isso que vou falar um pouco mais na coluna desta semana.

Quando são filhotes, os cães possuem uma arcada dentária ainda bem pequena. Por isso, os primeiros dentes que nascem são pequenos o suficiente para caber dentro da boca do animal. Con­for­me o cachorro cresce, a arcada dentária cresce também. Aí os primeiros dentes começam a cair, dando espaço para dentes maiores e mais fortes, que são os permanentes.

Cachorros de pequeno porte tendem a perder os dentes decíduos (de leite) mais tarde do que cães de grande porte. Mas, em geral, a troca de dentes tem início entre o quarto e o sexto mês de vida do cachorro. Este é um processo natural e que, geralmente, o tutor nem percebe.

Porém, os donos devem ficar atentos somente a um ponto: analisar se a dentição nova está surgindo perfeita sem complicações. Mas, como assim? É que é muito comum, alguns dentes de leite demorarem para cair (persistência dos dentes decíduos) e isso pode influenciar na posição dos dentes definitivos (maloclusão) e favorecer ao aparecimento precoce de inflamação na gengiva (doença periodontal). Nesse caso, esses dentes de leite devem ser extraídos.


Meu cachorro engoliu os dentes, e agora?


Não se preocupe! É bem comum que isso aconteça. Na verdade, essa é, inclusive, uma das razões pelas quais muita gente demora para perceber que o animal está trocando os dentes. Por serem bem pequenos, os dentes passarão tranquilamente pelo trato gastrintestinal do pet e sairão nas fezes.

O ideal nesta fase é oferecer ao animal brinquedos e mordedores mais macios indicados justamente para o período da troca de dentes. Isso alivia, também, os incômodos que a vinda dos novos dentes possa causar. E, caso você perceba que os dentes de leite estão “encravados” nos permanentes, é importante procurar um médico veterinário. Somente o profissional é capaz de analisar minunciosamente a arcada dentária do pet e avaliar a possibilidade de extração. 

No mais, é um processo totalmente natural para o cachorro, não se preocupe! Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre o processo de troca de dentes do seu amigo de quatro patas. Até a próxima!

 

 

Serviço

Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado 
em Clínica e Ortopedia

Endereço: Rua Duque de Caxias, 
352, Chapada. 
Mais informações: (31) 3721-1530 / 
saofrancisco@cvsf.com.br



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 30/10/2021

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987