Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 28° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,110 Euro agora: R$ 5,467
Nayara Costa


Prepare-se para aproveitar a terceira idade



 

Hoje, 01 de outubro, é o Dia Internacional e Nacional do Idoso. A terceira idade é um período que representa um momento de reflexão a respeito da importância da saúde e da qualidade de vida e, mesmo que o envelhecimento faça parte de um processo natural do ser humano, ele ainda é acompanhado por estigmas que precisam ser desmistificados. Por isso, na coluna de hoje, eu abro espaço para falar um pouco mais sobre os cuidados com a saúde na terceira idade.

Falar sobre a saúde dos idosos, por incrível que pareça, é um assunto ainda novo entre os especialistas e a população em geral, uma vez que há apenas poucas décadas, os cuidados com a saúde dos idosos eram praticamente desconhecidos, já que a expectativa de vida da população ainda era muito baixa e poucas pessoas chegavam à terceira idade. Hoje, no entanto, o cenário é outro: segundo dados divulgados pelo IBGE, no ano de 2019, a expectativa de vida da população brasileira chegou a uma média de 76,3 anos.

E para que os idosos tenham qualidade de vida, o envelhecimento precisa ser uma experiência positiva. Dessa forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou o termo “envelhecimento ativo”, que consiste no processo de otimizar as oportunidades de saúde, participação e segurança, permitindo que o idoso possa continuar inserido na sociedade. Além da própria Medicina, outras áreas também passaram a levantar tais bandeiras.

Direitos

O Estatuto do Idoso e as diretrizes do SUS definem uma série de termos e especificações dos quais os idosos têm direito de usufruir. Entre eles, estão o “Direito à Saúde”, o qual define que os idosos precisam ter a possibilidade de frequentar o médico sempre que necessário, tendo as suas necessidades atendidas.

E o “Direito ao Envelhecimento Ativo e Saudável”, no qual consta que o idoso precisa ter acesso às políticas públicas que permitam que ele, além de ir e vir, possa envelhecer de forma saudável e equilibrada. Isso envolve uma série de fatores que vão muito além de consultas periódicas com o médico.

Manter uma rotina de hábitos saudáveis contribui positivamente para a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos idosos, além de mantê-los sempre ativos, o que faz um bem enorme para a mente. Confira algumas dicas de bem-estar voltadas para os idosos:

Atividades físicas: ajudam a reduzir a pressão arterial e fortalecem a musculatura, ajudando a evitar fraturas, melhorando o humor e a saúde mental, proporcionando maior longevidade e colaborando para manter o peso saudável.

Alimentação equilibrada: escolha sempre alimentos ricos em verduras, legumes, grãos, leguminosas, fibras e que contenham proteína magra. Estes hábitos ajudam, e muito, a manter a saúde do coração e das artérias ao longo de toda a vida.

Controle do estresse: ele pode contribuir para o surgimento de doenças tanto do corpo quanto da mente. Nem sempre conseguirmos lidar com todas as situações da melhor maneira possível, portanto, o primeiro passo é buscar medidas para gerenciar o tempo, organizar as atividades diárias e, assim, reduzir o estresse, aprendendo a lidar com os momentos mais difíceis da maneira mais saudável possível.

Qualidade do sono: ter uma boa noite de sono traz muitos benefícios para o corpo e a mente. A má qualidade do sono é uma potencial geradora de irritabilidade, déficit de memória e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Consultas preventivas: não deixe de realizar seu check-up. A consulta periódica com o médico é importante para acompanhar a saúde, para rastrear doenças precocemente e para controlar eventuais problemas crônicos.

Preservar a autonomia e independência também são fatores importantes para o sucesso do envelhecimento ativo. Espero que vocês tenham gostado das dicas da coluna de hoje. Envelhecer é um processo natural e acontece com todos os seres vivos, o importante é aproveitar ao máximo a fase mais madura e sábia da vida e, claro, com muita saúde.

Um abraço e até semana que vem!

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 05/10/2021

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna