Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 29° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Comunidade


Onda de Calor atinge regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil



Reprodução Climatempo

Nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor em boa parte da região Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo. De acordo com a Climatempo, as temperaturas devem ficar de 3°C a 5°C acima da média em diversas áreas, estendendo-se por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, parte da Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

As previsões indicam que as temperaturas podem ultrapassar os 5°C acima da média em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. A partir do meio da semana, o calor deve se intensificar especialmente no Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e Santa Catarina, além do oeste gaúcho. Essa condição climática deve resultar em uma pausa na ocorrência de chuvas no Sul e no Sudeste do Brasil nos próximos dias.

Na capital paulista, a semana iniciou com temperaturas amenas, prevendo-se uma máxima de 26°C, conforme dados do Inmet. Contudo, o Instituto prevê uma tendência de aumento nas temperaturas máximas ao longo da semana, podendo atingir 36°C na sexta-feira (15), representando uma diferença de 10°C entre segunda e sexta-feira.

Outras capitais como Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro também estão sujeitas à tendência de aumento nas temperaturas máximas ao longo da semana.

A onda de calor é caracterizada quando as temperaturas previstas se encontram, pelo menos, 3°C acima da média histórica para aquele período do ano. Esse fenômeno tem sido intensificado pela presença de ar quente na região do Chaco Paraguaio e no norte da Argentina ao longo da última semana, mantendo o clima seco e com aquecimento gradual.

Este mês marca a transição do verão para o outono no hemisfério sul com o equinócio de outono, agendado para o dia 20 de março em 2024. Durante esse período, os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de radiação solar, resultando na diminuição gradual das temperaturas e marcando a chegada da nova estação.

fonte: CNN

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 11/03/2024 - 13:20


Comente esta Notícia