Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 23° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Congonhas inaugura programa inédito de desenvolvimento em parceria com a ONU e FDC



Reprodução/Internet

A Prefeitura de Congonhas lança o Programa de Planejamento Integrado do Município (Integra), uma iniciativa pioneira no estado de Minas Gerais. O programa abrange a revisão e elaboração dos planos Diretor, de Mobilidade e de Desenvolvimento Sustentável, visando garantir um crescimento econômico organizado e sustentável, com respeito ao patrimônio histórico e cultural da cidade.

O evento acontece nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, no Museu de Congonhas, e será um marco significativo para o futuro planejado da cidade. Congonhas, conhecida por abrigar preciosidades históricas, como o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco, está dando passos firmes em direção a um desenvolvimento que honra sua história e seus moradores.

O prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, ressalta a importância deste programa: "A revisão do plano diretor em vigor foi em 2009 e, mesmo assim, apenas voltada para a questão do impacto das mineradoras na região. Ou seja, a demanda é urgente, pois a dinâmica da cidade muda significativamente. Não existe nenhum município mineiro que desenvolva três grandes planos de forma concomitante e integrada."

O Programa Integra contará com a participação ativa da sociedade, através de audiências públicas, entrevistas, reuniões comunitárias e um núcleo gestor dos planos com membros da sociedade civil organizada.

Para garantir o sucesso deste programa ambicioso, Congonhas estabeleceu parcerias estratégicas com organizações renomadas. O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU - Habitat) estará envolvido na revisão do Plano Diretor e na elaboração do Plano de Mobilidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Por sua vez, a Fundação Dom Cabral (FDC) fornecerá apoio técnico na elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável, visando promover o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção ambiental de forma integrada e equilibrada.

Lucimara Aparecida Junqueira, Assessora de Planejamento e Gestão e Coordenadora Geral do Programa Integra, destaca: "Espera-se alinhar as expectativas em torno do projeto para a cidade que queremos, com vistas a otimizar esforços para alcançar tais objetivos, buscando um futuro inclusivo e generoso para os cidadãos de toda parte da cidade."

A utilização de dados provenientes do Sistema de Informações Geográficas (SIG), implementado pela Prefeitura Municipal, será fundamental na construção desses planos. Essa ferramenta permitirá análises especializadas e regionalizadas do território, promovendo a participação e transparência de informações com a população.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 21/02/2024 - 10:20


Comente esta Notícia