Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 24° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Aedes do Bem: moradores denunciam sucateamento em projeto de combate à dengue em Congonhas



Reprodução/Internet

Em Congonhas, um projeto de combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido alvo de vandalismo nos últimos dias. A iniciativa utiliza mosquitos geneticamente modificados, conhecidos como "aedes do bem", para reduzir os casos de dengue na região.

Desenvolvida por uma empresa inglesa e aprovada pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), a tecnologia recebeu a atenção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No entanto, relatos de moradores apontam para o sucateamento das caixas utilizadas no projeto e questionamentos sobre a maneira como são posicionadas nos troncos das árvores têm surgido nas redes sociais.

Em resposta ao CORREIO online, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que as caixas são ativadas com água e sachês com vitaminas que estimulam a reprodução dos mosquitos modificados. No entanto, algumas delas têm sido alvo de sabotagem, colocando em risco o sucesso do projeto.

A prefeitura enfatizou que notificará as autoridades competentes para investigar os casos de vandalismo e garantir a continuidade do programa de combate à dengue.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 20/02/2024 - 14:20


Comente esta Notícia