Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 29° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,111 Euro agora: R$ 5,474
Saúde


Nutricionista dá dicas para aumentar imunidade e proteger a saúde durante onda de calor que afeta todo o país



Foto: Reprodução internet/divulgação

 

Com a chegada da onda de calor que atinge todo o Brasil, a população deve ficar alerta com a saúde. Isso porque as mudanças bruscas de temperatura afetam a imunidade e podem até mesmo causar doenças.

De acordo com a nutricionista, Graziele Mendes, a desidratação traz inúmeros riscos à saúde.“Pele seca, menor produção de urina, suor, lágrimas e aceleração dos batimentos cardíacos são alguns deles. Em casos mais graves, a respiração fica acelerada e a pressão mais baixa, podendo gerar confusão mental, desmaios e até convulsões”, explica.

Anda segundo a especialista, ao contrário do que se imagina, quem trabalha em ambientes com ar condicionado ou costuma usar o aparelho em casa deve ter cuidado redobrado. O choque entre o calor extremo e o ar gelado pode desencadear crises alérgicas e piorar o ressecamento da pele e mucosas. 

Sendo assim, para prevenir problemas de saúde é importante adotar medidas cruciais como:

1)      Hidratação adequada: em dias quentes, a hidratação torna-se fator primordial. Consuma a quantidade de água necessária (seu peso x 35 ml). Água de coco e água saborizada com frutas e ervas são boas opções para quem tem dificuldade em tomar água, além disso refrescam. Coloque metas para seu dia e mantenha a garrafinha por perto.

2)      Alimentação leve e hidratante: alimentos ricos em água são interessantes na composição do cardápio, como: melancia, alface, abacaxi e pepino. Esses alimentos ajudam na hidratação e fornecem nutrientes importantes para a imunidade, além de ser leve e propiciar uma boa digestão.

3)      Suplementos para imunidade: a nutricionista recomenda suplementos com própolis, que possui propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias; com cúrcuma, que combate a inflamação e age como antioxidante; e em casos de imunidade comprometida, suplementações com colostro bovino, lactoferrina e zinco, para acelerar a recuperação.

Além disso, Graziele Mendes destaca que evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h é essencial, assim como reduzir o consumo de bebidas diuréticas e o sal em excesso para evitar a desidratação e o inchaço.

“Para cuidar da pele, alimentos ricos em vitamina C como frutas cítricas, biotina (presente em cogumelos e sementes) e antioxidantes, encontrados em frutas vermelhas são indispensáveis. Adotar essas dicas pode ajudar a manter a saúde em dia e enfrentar com segurança os dias mais quentes que se aproximam”, conclui a nutricionista.

Graziele Mendes

Contato para agendamento: (31) 99880-2324
Instagram: @nutrigrazimendesoficial




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 18/11/2023 - 12:44


Comente esta Notícia