Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 16° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,482
Saúde


Jornal do HMSJ: Especialista orienta sobre a necessidade da realização do exame de próstata



Divulgação

 

Em 17/11, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina. Membro da equipe de Urologia do Hospital e Maternidade São José (HMSJ), Dr. Bruno Pierote reforça a importância de iniciativas em busca de prevenir a doença.  

Conforme o especialista, muito tem se falado sobre a necessidade do rastreamento do câncer de próstata. Sugestões recentes do ministério da saúde trouxeram dúvidas para homens, que já não se sentem muito confortáveis com o exame. “Essa não é a orientação da Sociedade Brasileira de Urologia. A entidade continua defendendo a realização de exame de próstata para todos os homens, a partir dos 50 anos de idade. Homens de raça negra e que tenham histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar mais cedo, aos 45 anos de idade.

O urologista deve fazer uma avaliação individualizada de cada paciente. Entendo que, em algumas circunstâncias, certos pacientes não precisam realizar o exame, mas essa não deve ser a regra”, comenta.

Dr. Bruno Pierote chama atenção que alterações de próstata podem sim causar dificuldade em urinar. Mas esse sintoma, em geral, está relacionado ao crescimento da próstata, uma doença benigna. “O tumor de próstata só causa sintomas urinários em uma fase mais avançada, quando o tratamento já não é mais tão eficaz. Daí a posição da Sociedade Brasileira de Urologia em estimular o exame anual, independentemente, de o paciente apresentar sintomas”, afirma.

O urologista ressalta o alerta de que câncer de próstata é uma doença muito prevalente e pode levar o paciente a óbito: “A melhor forma de enfrentá-lo é realizando o exame preventivo, que permite sua detecção precoce. Não deixe que um preconceito tolo comprometa sua saúde. Previna-se”, afirma Dr. Bruno Pierote.

Dr. Bruno Pierote de Oliveira, urologista do HMSJ

A Urologia é, muitas vezes, vista como uma especialidade apenas masculina, como uma versão de ginecologia do homem. De fato, a urologia trata as patologias do aparelho genital masculino, como enfermidades de próstata, pênis e testículos. Mas as afecções do trato urinário, tanto masculino como feminino, também são áreas de atuação do urologista. Patologias como cálculos renais, tumores de rim e bexiga, incontinência urinária são, em geral, tratadas pelo urologista, independente do sexo do paciente.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 15/11/2023 - 21:20


Comente esta Notícia