Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 27° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,109 Euro agora: R$ 5,463
Cultura


Santeiro de Congonhas esculpe ao vivo no Memorial Vale neste sábado

Escultor, que se inspira na obra de Aleijadinho, também vai contar histórias enquanto monta um santo de roca no sábado, 18 de novembro.



Foto: divulgação

 

Luciomar de Jesus, conhecido como Santeiro de Congonhas, estará presente no Memorial Vale no dia 18 de novembro, sábado, às 11h, com o evento "Santeiro: ofício além da matéria". O escultor autodidata, famoso por desvendar o ser humano por trás do gênio Aleijadinho, realizará uma escultura ao vivo, compartilhando experiências e contando histórias com o público.

O Memorial Vale, localizado na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, receberá o escultor em uma ação que integra a programação especial do Mês da Consciência Negra. Luciomar, inspirado na arte do mestre Aleijadinho, realizará a criação de um santo de roca, proporcionando aos presentes uma imersão nos processos de transformação e ressignificação da escultura.

Enquanto esculpe, Luciomar compartilha histórias e técnicas com o público. A iniciativa faz parte do projeto Sensações Memoráveis, com curadoria de Marco Paulo Rolla.

O escultor, em sua oficina em Congonhas é reconhecido por demonstrar os métodos de trabalho do patrono das artes no Brasil. Amarrando faixas de tecido na mão e utilizando o formão, ele simula a forma de trabalhar de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, quando este já enfrentava as limitações causadas por uma misteriosa doença.

"Sou autodidata e vivo impregnado pela arte barroca. Sou o que sou por causa de Aleijadinho. Arte é vida e sempre bebi dessa fonte", afirma o santeiro com orgulho.

O Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Instituto Cultural Vale, é um espaço cultural vivo, dinâmico e transformador, que cria confluências entre o passado e o presente, arte e cultura, em constante renovação.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 16/11/2023 - 18:20


Comente esta Notícia