Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 24° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,481
Cultura


Turismo e história lado a lado: quatro roteiros para conhecer e desbravar Minas Gerais

Um dos estados com mais história do Brasil guarda uma série de roteiros imperdíveis para serem conhecidos



Créditos: iStock

 

Minas Gerais é um estado brasileiro localizado na região Sudeste e que apresenta uma série de roteiros e destinos imperdíveis para quem curte unir turismo e história. Palco de grandes eventos nacionais no passado, é um prato cheio para quem quer se aventurar em diversão, conhecimento, cultura e gastronomia.

Existem diversas cidades e oportunidades que podem ser exploradas por quem quer se aprofundar mais e conhecer melhor um dos polos mais ricos culturalmente falando do Brasil. A seguir, estão algumas dicas de roteiro que podem ser escolhidas por quem se interessa por destinos assim e quer se aprofundar ainda mais em um local tão importante para o país.

Tiradentes

Tiradentes é uma das maiores cidades históricas de Minas Gerais. Conhecida pelas ruas de paralelepípedos, é recheada de uma arquitetura barroca que remete justamente ao período de Tiradentes na história do Brasil.

Um dos grandes charmes da cidade são as igrejas históricas e as ruas decoradas, que trazem em suas decorações e montagens um pouco da história local, proporcionando uma forte experiência de imersão. Um dos passeios mais obrigatórios do local é a Igreja da Matriz de Santo Antônio. Além disso, apostar em um passeio com as famosas marias-fumaças também é uma ótima dica.

Ouro Preto

Ouro Preto é outra cidade histórica que é um dos grandes tesouros do acervo do Brasil colonial. Fundada durante a corrida do ouro, no século XVIII, a cidade é uma ode à riqueza histórica e artística que floresceu e cresceu ainda mais nessa época.

Conhecida pelos casarões e pelas igrejas, toda a temática do ouro e desse período dá um charme encantador para a cidade. Os museus, como o Museu da Inconfidência, guardam um grande acervo cultural e histórico da época da fundação da cidade.

E, se vale a dica, a cidade sempre é palco de alguns eventos culturais que acontecem ao longo do ano, como festivais de inverno e música que tomam conta das ruas de pedra.

São João Del Rei

Fundada no século XVIII, a cidade segue a mesma temática barroca apresentada nos exemplos anteriores. Um dos grandes destaques da cidade, inclusive, são as obras históricas e as esculturas do famoso “Aleijadinho”, que estão espalhadas por toda a cidade.

Inclusive, é possível unir roteiros e ir de Tiradentes até São João Del Rei. Em alguns roteiros, este trajeto pode ser feito tanto de ônibus quanto de maria-fumaça, muito pela proximidade e pela semelhança temática das cidades, que tornam a experiência ainda mais especial.

Uma cidade muito tradicional, também chama a atenção pela rica culinária local e pela carga histórica que cada esquina carrega.

Mariana

Para quem quer se aventurar ainda mais, Mariana também é uma grande aposta na histórica Minas Gerais. Uma das cidades mais antigas do estado, tem a famosa “Praça Minas Gerais”, cercada por casarões coloniais e ladeada pela majestosa Igreja da Sé.

Também é um dos grandes centros da rica arte sacra brasileira, muito pelas igrejas antigas que cercam a cidade e pelos tesouros arquitetônicos que esses lugares carregam.

Mas como unir esses roteiros?

Pela facilidade, uma das grandes dicas é apostar em viagens de ônibus. Tanto pela praticidade quanto pelo custo-benefício, os roteiros conseguem se unir e ser melhor aproveitados.

Mas na mala é importante separar todos os itens importantes, ainda mais se a viagem incluir mais de uma cidade histórica citada. Um plano é separar uma quantidade boa de peças básicas que serão usadas, como cuecas Zorba, blusas, calças, shorts e sapatos confortáveis, para caminhar bastante e curtir cada momento de imersão.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 11/11/2023 - 13:20


Comente esta Notícia