Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 17° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Região


Congonhas se prepara para temporada de chuvas: prefeitura detalha plano estratégico 2023/2024



foto: prefeitura de Congonhas

 

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e Social de Congonhas revelou o plano estratégico para o período de chuvas 2023/2024. Com foco em ações preventivas e de mitigação, o plano visa enfrentar possíveis danos causados pela intensidade das precipitações no final da primavera e início do verão.

Segundo a Sesp, a previsão meteorológica indica calor acima da média e chuvas espaçadas para novembro, com pancadas mais intensas. Essa tendência persiste em dezembro, aumentando a preocupação devido ao solo encharcado. Já para janeiro, espera-se temperaturas elevadas e chuvas espaçadas, com maior volume de precipitação. No entanto, a quantidade total de chuvas deve permanecer dentro da média histórica.

O prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, participou da apresentação e destacou o trabalho contínuo da Prefeitura em contenções, drenagens e manutenção das calhas dos rios. Ele ressaltou a importância da atenção às recomendações da Defesa Civil e a responsabilidade da administração em relação ao período.

O plano de contingenciamento abrange diversas etapas, envolvendo todas as forças disponíveis na Prefeitura, equipes, equipamentos e insumos. Congonhas, com 95% de sua população vivendo em áreas urbanizadas, enfrenta desafios relacionados à urbanização e crescimento desordenado, especialmente durante o período chuvoso.

A Secretaria está monitorando as cabeceiras dos rios em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei e possui equipamentos, como pluviômetros e sensores de nível, fornecidos pelo Cemaden. Também está sendo planejado um centro de recebimento e triagem de doações, além da preparação de escolas para possíveis deslocamentos.

O secretário de Segurança Pública, Gláucio Ribeiro, destaca o envolvimento de instituições e empresas parceiras para ações conjuntas, reforçando a importância da colaboração com o Plano Municipal de Segurança de Barragens. O objetivo é manter a população segura e minimizar impactos decorrentes das chuvas na região.

Daniel Palazzi




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 12/11/2023 - 15:20


Comente esta Notícia