Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 16° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Região


Defesa Civil e Vale reforçam segurança com ativação de novas sirenes de emergência em Congonhas



divulgação/Vale

 

Congonhas reforça a segurança de sua população com a ativação de novas sirenes de emergência em parceria entre a Defesa Civil Municipal e a Vale. Os equipamentos, instalados preventivamente, visam aprimorar a capacidade operacional do sistema de alerta, abrangendo as barragens Baixo João Pereira, Barnabé, Alto Jacutinga, Gambá e Barnabé 1.

O comissionamento está marcado para segunda-feira (13/11) às 10h, com o primeiro acionamento real de uma nova sirene. O teste, com duração estimada de 7 minutos, verificará o funcionamento e o alcance do som. Antes do toque, uma mensagem informativa será emitida, esclarecendo tratar-se de um teste. Não será necessária nenhuma ação da comunidade durante o procedimento.

As sirenes cobrirão a região do Parque Ecológico da Cachoeira, avenida Tenente José Horácio Cordeiro, comunidade de Barnabé, propriedades rurais na região e os bairros Campinho, Novo Plataforma e Praia. Importante ressaltar que, mensalmente, no dia 9, é realizado o teste do sistema de alarme da região, com as novas sirenes integradas ao grupo de equipamentos.

A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) em cumprimento à legislação vigente, sem alteração na condição de segurança das barragens.

A Vale, comprometida com a segurança, desenvolve a cultura de prevenção nas comunidades. Treinamentos, exercícios simulados e testes rotineiros dos equipamentos de alerta são realizados periodicamente. O monitoramento 24/7 das principais barragens, inspeções regulares e ações imediatas em parceria com a Defesa Civil garantem a prioridade na segurança das pessoas, cuidado ambiental e redução de riscos. Para mais informações, acesse www.vale.com/esg.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 12/11/2023 - 11:20


Comente esta Notícia