Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 20° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,479
Cultura


No mês da Consciência Negra, tradição afro-mineira será celebrada em Lafaiete

Irmandade Os Carolinos chega à cidade com exposição, cortejo e oficina



Divulgação

 

Lafaiete recebe a partir desde domingo, dia 5 de novembro, a Irmandade Os Carolinos, que há mais de 100 anos mantêm a tradição afro-mineira. O grupo realiza festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos do panteão congadeiro, aos reinos negros e à ancestralidade. A irmandade fica na cidade até o dia 3 de dezembro trazendo Cortejo da Guarda, a exposição Reinado de Chico Calu e oficina de fotografia.

Abrindo as atividades, no dia 5/11, tem programação especial às 14h, com cortejo da guarda. Entre os dias 6/11 a 3/12, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, a exposição Reinado de Chico Calu ocupa o Solar Barão de Suaçuí. No dia 25/11, sábado, das 13h às 17h, a cidade é convidada para participar da oficina de fotografia com Patrick Arley. Todas as atividades são gratuitas.

A exposição Reinado de Chico Calu foi montada em 2017, em comemoração ao centenário da Irmandade. No mês de outubro, ela volta a encantar o público e circula por três cidades de Minas Gerais. A exposição estará também em Congonhas, 23 e 29 de outubro, na Estação Ferroviária de Congonhas; e em Mariana, de 9/12 a 31/1, na Câmara Municipal de Mariana.

A circulação da exposição Reinado de Chico Calu pelas cidades do interior de Minas Gerais conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Exposição

A exposição Reinado de Chico Calu: repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos reúne fotos, vídeos, uma revista, fardas, altares, santos de devoção, mastros, andores, cruzeiros e outros objetos. Fruto de pesquisa realizada em 2017, a mostra ficou em cartaz no Museu Inimá Paula (dezembro de 2017 – janeiro de 2018) e no Centro Cultural Nordeste (dezembro de 2019 – fevereiro de 2020). Em razão da pandemia, em 2021 os registros ganharam também circulação no meio virtual, no endereço napele.com.br/oscarolinos. Agora, a exposição volta a circular para ampliar os encontros com a memória e a fé de uma das mais antigas guardas do rosário de Minas Gerais.

 Irmandade Os Carolinos

Guarda de Moçambique e Congo Sagrado Coração de Jesus, a Irmandade Os Carolinos foi fundada em 1917 e é a terceira mais antiga da capital ainda em atividade. Há mais de 100 anos, os descendentes de Francisco Carolino mantém a tradição afro-mineira e realizam festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos do panteão congadeiro, aos reinos negros e à ancestralidade. Em agosto de 2022, a Irmandade foi certificada como Comunidade Quilombola pela Fundação Palmares. Os Carolinos é o quinto quilombo certificado de Belo Horizonte.

Os Carolinos já foram tema de um documentário homônimo, de uma edição da Revista Marimbondo e de diversos estudos acadêmicos. Também participaram do álbum "Aparecida, Reinos Negros" e do catálogo "Percursos do Sagrado: Irmandades do Rosário de Belo Horizonte e Entorno". Em 2019, o capitão-mestre da Irmandade, Nelson Pereira, foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte e Irmandade foi premiada na 7ª Edição do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha, pela Secretaria da Diversidade Cultural (SDC), do Governo Federal.

 Reinado em Belo Horizonte

Os reinados/congados negros com suas guardas (ou ternos) de moçambique, congo, caboclo, marinheiro, vilão e catopé, reapresentam nas ruas a história da retirada de Nossa Senhora do Rosário do mar pelos negros escravizados. Esses grupos e irmandades estavam aqui bem antes do surgimento de Belo Horizonte, nas fazendas escravagistas que conformavam o antigo Curral Del Rey. A tradição dos congados também migrou para a cidade com a mão de obra operária vinda do interior para construir a nova capital. Atualmente, dezenas de reinados/congados, com suas guardas, mantém nas periferias da cidade a riqueza dessa tradição afro-mineira e por meio de festejos e visitas mútuas realizam o Ciclo Anual do Rosário na capital.

Serviço

  • Exposição Reinado de Chico Calu: repertórios sagrados da Irmandade Os Carolinos
  • Abertura: 5/11, no domingo, às14h, com a presença da Irmandade Os Carolinos
  • Visitação: 6/11 a 3/12, terça a domingo, das 9h às 17h
  • Oficina de fotografia com Patrick Arley: 25/11, sábado, 13h às 17h.
  • Local: Solar Barão de Suaçuí - Rua Barão de Suaçuí, 106 - Centro



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 04/11/2023 - 17:46


Comente esta Notícia