Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 28° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,474
Cultura


Cidades Históricas de Minas: um roteiro cultural imperdível para o feriado de Finados



foto: wikipédia - Ouro Preto

 

Com a chegada do feriado prolongado de Finados, os viajantes culturais têm a oportunidade de explorar a rica história e arquitetura das cidades históricas de Minas Gerais. Congonhas e Ouro Preto, em particular, destacam-se como destinos imperdíveis, repletos de patrimônios culturais e arquitetônicos que remontam ao período colonial.

Congonhas, famosa por abrigar o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e seus famosos 12 profetas esculpidos por Aleijadinho, oferece aos visitantes uma imersão na arte sacra barroca. Além disso, o município proporciona uma experiência única com suas igrejas históricas e ruas de pedra, que refletem a essência da herança cultural brasileira.

Já em Ouro Preto, os turistas podem se maravilhar com a arquitetura colonial preservada, destacada pelas construções barrocas e pelas igrejas centenárias. A cidade também oferece uma atmosfera vibrante e cultural, repleta de museus, galerias de arte e espaços que contam a história da época do ciclo do ouro no Brasil.

Além de Congonhas e Ouro Preto, existem outras cidades históricas que vale a pena visitar durante o feriado de Finados. Aqui estão algumas delas:

Mariana: Reconhecida como uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, Mariana possui uma arquitetura colonial encantadora, com igrejas históricas e ruas de paralelepípedos que remontam aos primórdios da colonização.

 Tiradentes: Conhecida por sua atmosfera pitoresca e ruas de pedra bem preservadas, Tiradentes oferece aos visitantes uma experiência encantadora com sua arquitetura colonial, museus locais e uma rica herança cultural.

Diamantina: Lar de um rico patrimônio cultural e histórico, Diamantina é famosa por sua arquitetura colonial bem preservada, além de ser o local de nascimento do ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek. Os visitantes podem explorar suas igrejas antigas e aprender sobre sua importância durante o ciclo do ouro.

São João del Rei: Com sua rica herança colonial e cultural, São João del Rei é uma cidade que oferece aos visitantes uma visão fascinante da história de Minas Gerais. Suas igrejas, museus e monumentos históricos contam a história da região de forma cativante.

Sabará: Com uma atmosfera tranquila e charmosa, Sabará é conhecida por sua arquitetura colonial bem preservada e suas igrejas antigas. Os visitantes podem explorar suas ruas de paralelepípedos e apreciar a autenticidade e a beleza histórica da cidade.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 01/11/2023 - 18:20


Comente esta Notícia