Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 28° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


Carnaval: campanha reforça uso do preservativo para evitar DSTs



 

Com o carnaval se aproximando, o governo de Minas Gerais iniciou uma campanha para reforçar a importância do uso de preservativos para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Além disso, pede atenção dos foliões para o consumo excessivo de álcool, conscientização contra as drogas e para resguardar os direitos humanos, da criança e dos adolescentes.

Na quinta-feira, dia 9 fevereiro, as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social que serão desenvolvidas durante o Carnaval, se reuniram para tratar do tema. A apresentação contou com a presença do governador Romeu Zema, que destacou que a festa em Minas Gerais será segura para todos: “Queremos um Carnaval seguro para o mineiro e para quem vier de fora. A secretaria de saúde estará de prontidão para atender qualquer necessidade dos foliões. Queremos que esse Carnaval transcorra com a maior tranquilidade, tanto para quem quer descansar quanto para quem vai curtir e aproveitar a folia”, disse.

Saúde

De acordo com o governo, o foco da Secretaria de Saúde são as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), já realizadas de forma contínua e que, durante as festividades do Carnaval, são intensificadas. As ISTs representam um grave problema de saúde pública, devido à magnitude e dificuldade de acesso ao tratamento. São causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada.

A coordenação Estadual de IST / Aids e Hepatites Virais já realizou a distribuição de insumos preventivos para todas as Unidades Regionais de Saúde do estado, que são responsáveis pela remessa para os municípios. Foram enviados preservativos externos e internos, gel lubrificante, teste rápido para diagnóstico de HIV, triagem de sífilis e hepatites virais B e C.

Com isso, o foco no Carnaval são as estratégias de prevenção combinada, que surgem como ferramentas para o enfrentamento da epidemia de HIV e, ainda, ampliam as opções para que os indivíduos possam se proteger contra o HIV e outras ISTs, com a oferta de alternativas eficazes, além do preservativo. A prevenção combinada abrange os seguintes métodos preventivos: preservativo externo ou interno; gel lubrificante; diagnóstico das ISTs (testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C); Profilaxia Pré-Exposição (PrEP); Profilaxia Pós-Exposição (PEP); imunização para o HPV e hepatite B; prevenção da transmissão vertical do HIV, sífilis e hepatite B; tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV e redução de danos.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no ano de 2022 foram notificados 3.943 casos de HIV/ Aids, 26.777 casos de sífilis e 656 casos de hepatites virais B. A secretaria também atuará em outras frentes, garantindo o acesso à saúde aos foliões. “Finalmente, o Carnaval volta a ser uma questão de cultura - e não mais sobre covid e pandemia. Graças à ciência e à vacina, podemos passar a falar neste que será o maior Carnaval de Minas Gerais. Voltamos a falar das festividades com sexo seguro., disse o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti.

Sedese

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) observa que, nesse período, há um aumento nos casos de violações de direitos humanos. Por isso, o desenvolvimento de campanhas educativas é um dos caminhos para a conscientização. A ideia é sensibilizar, por exemplo, sobre o fato de que crianças e adolescentes devem ser protegidos, não devem vender bebidas alcoólicas, alimentos, adereços carnavalescos ou outros produtos, numa situação de risco e exploração do trabalho infantil.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, explica as ações da pasta.“A Sedese participa neste Carnaval da Liberdade com a campanha ‘Faça boas escolhas e seja livre’. A proposta é atenção e cuidado com o público carnavalesco. A percepção social do consumo de álcool por criança e adolescente, sobretudo no período do Carnaval, acende um sinal de alerta para nós, sendo importante a mobilização tanto do poder público quanto da sociedade civil para prevenção ao abuso de álcool e outras drogas, especialmente para este público”, disse.

Uma das medidas é a distribuição de leques com mensagens educativas: “Ao todo, 220 mil unidades serão distribuídas em todos os municípios de Minas Gerais. Vale ressaltar: cuide-se, alimente-se bem, beba muita água; se beber, não dirija; bebeu e a cabeça rodou? Pare, respire, hidrate-se. Evite o consumo excessivo de álcool e outras drogas, pois pode ser fatal. Vender bebida alcoólica para menores é crime”, acrescentou a secretária.

Caso o cidadão perceba uma suspeita de violação de direitos de qualquer tipo contra crianças e adolescentes, pode acionar, via Disque 100, o Conselho Tutelar do Município ou a Polícia Militar. Em caso de violações de direitos humanos de outros públicos em situação de vulnerabilidade, pode-se acionar Disque 100, Disque 180 e Disque 190.

A Sedese reforça, ainda, a importância do respeito a minorias representativas e pessoas em situação de rua, que vivem em locais públicos. A denúncia pode ser feita pelos telefones (31) 2510-5706 ou (31) 97175-6899.

Atendimento à Mulher

O assédio é uma violação dos direitos das mulheres e um crime grave, previsto no art. 215-A do Código Penal Brasileiro. É importante que todos estejam atentos aos sinais de desconforto quando uma mulher é importunada na rua, nos blocos ou estabelecimentos comerciais durante as festividades. A importunação sexual pode acontecer como um puxão brusco para forçar um beijo, ou uma passada de mão pelo corpo. Quem sofre ou presencia assédio pode denunciá-lo no Disque 180 ou pelo 190 - Polícia Militar.

Fonte: Agência Minas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 11/02/2023 - 15:50


Comente esta Notícia