Comunidade


Lideranças fazem ajustes finais no Planejamento Estratégico Lafaiete 2037



Representantes da administração municipal, entidades privadas e empresariais participaram na tarde de quinta-feira, dia 25, da cerimônia de encerramento do Planejamento Estratégico. O encontro foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Conselheiro Lafaiete (Acias). A elaboração do estudo foi uma iniciativa conjunta da Acias, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindcomércio, Sindicato do Produtor Rural, Agência de Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete (Adecol) em parceria com o Sebrae e contou com o apoio da administração municipal.

Segundo Aristides Rocha, diretor regional do Sebrae, o objetivo desse trabalho foi realizar levantamento de dados para a elaboração de diagnóstico de Conselheiro Lafaiete. A partir daí, com o apoio das parcerias, detectar os principais problemas e dificuldades do município, entender a cidade, propor ações de crescimento e desenvolvimento, prever o futuro da cidade e sua projeção para o ano de 2037.

O prefeito Mário Marcus Leão Dutra (DEM) participou desse relevante momento para o município. Ao iniciar seu pronunciamento, ele cumprimentou a todos pelo empenho na elaboração deste planejamento que me muito contribuirá para a cidade e região. Ele ressaltou que, ao assumir o governo, sabia das dificuldades e os problemas que a administração enfrentaria. No entanto, destacou que, sem a união e as parcerias, sem traçar metas e ações, não teria ocorrido os avanços conquistados até o momento. Leão Dutra comemora por ter contribuído para criar um momento propício para esta união. "Atualmente, há um clima de confiança e, as pessoas acreditam na mudança. Algumas ações já foram implementadas e já foi possível, por meio do planejamento, identificar importantes potenciais e buscar novos caminhos, a fim de alcançar os objetivos que é o desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete e região.

Na oportunidade foi apresentada uma palestra pelo consultor do Sebrae, Tom Pires, sobre o Planejamento Estratégico. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Lana, houve uma revisão do trabalho já realizado, apresentação dos principais pontos do projeto a novos colaboradores e divisão das tarefas finais para a produção do documento do planejamento.

No final do encontro, ocorreu a entrega da mensagem oficial do prefeito com o compromisso do governo, que integrará a abertura do documento. Na mensagem do Executivo, é destacado o empenho para consolidar Lafaiete como polo regional de comércio, serviços, entretenimento e referência nacional na economia do cavalo. Esse foco foi definido em várias reuniões com as lideranças que participaram dos debates acerca do planejamento estratégico. O trabalho também mostrou que é questão prioritária para o sucesso da gestão pública, o controle social e seus aspectos atinentes à legislação, estrutura, desburocratização, qualificação, arrecadação, eficiência administrativa, leis de estímulo e correção, estabelecimento de parcerias público?privadas e fomento do comércio e prestação dos serviços de educação superior.


Escrito por Redação, no dia 08/02/2018