Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 17° Sexta, 26 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,159 Euro agora: R$ 5,495
Esporte


Helena é campeã e Daniel chega em 5º no XTerra



Uma das edições mais esperadas da temporada do circuito XTerra Brazil Tour 2016, a etapa de Estrada Real, disputada nos dias 24 e 25 de setembro, mostrou na prática o motivo de tamanha procura. Ao todo, mais de 5 mil participantes se dividiram em oito modalidades. A histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, sede da competição, viveu dias de muita adrenalina e animação. Com presença maciça do público, os inscritos deram exemplos de esportividade e superação. As atividades foram iniciadas na sexta-feira, dia 23, com os simpósios das modalidades, e se estenderam até a tarde de domingo, dia 25, com grandes emoções para o público que lotou o XTerra Village.

Com atletas bem preparados, a prova da Elite (3,2 km de trail, 32,7 km de MTB e mais 9,3 km de trail run) foi marcada pelo equilíbrio em que os competidores se revezavam nas primeiras posições. Para relatar com riqueza de detalhes, nada melhor que o relato de um dos participantes da prova, Daniel Gomes: ?Dediquei o setembro todinho ao preparo para o duatlhon de Tiradentes: a prova mais dura do circuito nacional do Xterra. Fechei a boca, comi só o necessário, tomei chá todos os dias. Dormi cedo e segui o conselho do meu treinador: Se estiver em pé, sente. Se estiver sentado, deite. E se estiver deitado, durma. Fiz todos os treinos programados com requintes de crueldade. Viajei para Mariana a fim de competir uma prova de Mountain Bike e fui campeão geral. Competi a prova do Dom Pedro e, mesmo cansado dos treinos, consegui o 3º geral. Estava bem confiante em alcançar a meta de ficar entre os cinco melhores do Brasil na categoria profissional. Pé na estrada! Chegamos a Tiradentes na sex­ta à tardinha e Helena já começou: ?Papai, quero tomar café!? Então, fomos a uma lanchonete. Ela comeu goiabada, pizza e chá (nessa ordem) e eu firme na dieta. Fomos pegar os kits e a barriga dela embolou toda na hora que pegou o primeiro kit. Depois, fomos ao teatro de bonecos e, enquanto eu estava no congresso técnico, Helena e Mariane, minha Magrela, foram comer macarrão. Dormimos cedo e acordei às 5h30, com a tradicional dor de barriga pré-prova. Alonguei bastante, comi duas fatias de pão integral com geleia de damasco, um café preto, juntei as tralhas e parti para conseguir um bom lugar na transição.

Eu estava muito tranquilo e com o corpo até um pouco lerdo. Largamos forte e eu me mantive entre os primeiros, mas sem afogar muito para sofrer menos na subida do carteiro, que já dá uma ?peneirada? na galera. Fiz um pedal consistente e no km 25 de prova, comecei a sofrer uma queda de rendimento. Suplementei e segui até a segunda transição. Ao sair para correr, chamei minha mãe e ela não veio me ajudar. Pensei seriamente em abandonar a prova. Parecia haver uma bigorna amarrada em cada perna. Sofri muito na corrida, mas fui ganhando posições, e como alegria de pobre dura pouco, só consegui a posição no pódio nos quilômetros finais. Na chegada, peguei minha ?catarrenta?, a Helena, no colo e quase caímos nós dois no chão. Fiquei deitado como uma ?capivara na beira da lagoa? por umas 2h até voltarem os sentidos. Doeu muito até para levantar o troféu.

Já Helena, que tem 2 anos, só treinou correndo atrás dos "filhos" dela: o gato Miau Miau, a cadela Menina, o coelho Tutu, o galo Chicó e o pato Donald. Não quis comer o tradicional macarrão do dia anterior à prova. Ela comeu doces e nem ligou para dieta, não conferiu seu kit de prova, ficou com medo no teatro de bonecos, não quis descer com antecedência para prova e foi dormir. Antes da prova, tomou sorvete de chocolate, trocou o alongamento pelo parquinho, pediu pipoca à titia antes da largada e não quis tomar água antes da prova. Resultado: ?Catarrenta? em 1º geral e Daniel em 5º Geral?, finalizou Daniel.

Para facilitar o entendimento, à tarde, o show foi das crianças. Animadas com seus familiares, elas não fizeram feio e prenderam a atenção do público que vibrou muito com cada passada do XTerra Kids Mini Corrida, com 25 metros. Helena fechou em primeiro para alegria dos ?babões?, Daniel Gomes e Mariane.

A próxima meta da dupla é o XTerra Camp, uma prova de triatlhon em Juiz de Fora, no dia 12 de novembro. A competição está marcada para a Represa João Penido, na Barreira do Trinfo, em Juiz de Fora, quando o pai Daniel fará 1 km de natação, 23km de MTB e mais 6km de corrida. Enquanto a ferinha ? filha de fera ferinha é ? terá pela frente seus 25 metros para percorrer e arrancar aplausos. ?O papai segue firme nos treinamentos e na dieta, enquanto a Helena treina correndo atrás de seu cachorro, seu gato, suas galinhas, seu coelho e patos? finalizou Daniel, que tem ?pegado carona? nas boas colocações e matérias da filha. A mãe, Mariane, comparece com as palmas e o apoio.

Pensando em receber bem e deixar as cri­an­ças bem à vontade, os organizadores promoveram um show de palhaços, uma verdadeira ?palhaçada? com um excelente grupo. (Amauri Machado)



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Esporte, no dia 28/10/2016




Comente esta Coluna