Educação


A teoria dos vidros quebrados nas escolas



Basta ler a teoria dos vidros quebrados para se concluir o que est acontecendo com muitas escolas de todas as redes de ensino.  Leia e reflita.

Em 1969, na Universidade de Stanford (EUA), o professor Phillip Zimbardo realizou uma experincia de psicologia social. Deixou duas viaturas abandonadas na via pblica, duas viaturas idnticas, da mesma marca, modelo e at cor. Uma deixou em Bronx, na altura uma zona pobre e conflituosa de Nova York, e a outra em Palo Alto, uma zona rica e tranquila da Califrnia.

Duas viaturas idnticas abandonadas, dois bairros com populaes muito diferentes e uma equipe de especialistas em psicologia social estudando as condutas das pessoas em cada regio.  Resultou que a viatura abandonada em Bronx comeou a ser vandalizada em poucas horas. Perdeu as rodas, o motor, os espelhos, o rdio, etc. Levaram tudo o que fosse aproveitvel e aquilo que no puderam levar, destruram. Contrariamente, a viatura abandonada em Palo Alto manteve-se intacta.

comum atribuir pobreza as causas de delito. Atribuio em que coincidem as posies ideolgicas mais conservadoras (da direita e esquerda). Contudo, a experincia em questo no terminou a, quando a viatura abandonada em Bronx j estava desfeita e a de Palo Alto estava h uma semana impecvel, os investigadores partiram um vidro do automvel de Palo Alto. O resultado foi que se desencadeou o mesmo processo que o de Bronx, e o roubo, a violncia e o vandalismo reduziram o veculo ao mesmo estado que o do bairro pobre.

Por que o vidro partido na viatura abandonada num bairro supostamente seguro capaz de disparar todo um processo delituoso? No se trata de pobreza. Evidentemente, algo que tem que ver com a psicologia humana e com as relaes sociais. Um vidro partido numa viatura abandonada transmite uma ideia de deteriorao, de desinteresse, de despreocupao que vai quebrar os cdigos de convivncia, como de ausncia de lei, de normas, de regras, como que vale tudo.

Cada novo ataque que a viatura sofre reafirma e multiplica essa ideia, at que a escalada de atos cada vez piores, se torna incontrolvel, desembocando numa violncia irracional. Essa teoria citada pelo diretor da escola tcnica estadual paulista de Tiquatira, Wilson Andrade. Em matria que se destacou na internet, esse diretor, como outros Brasil afora, ainda que poucos, tem conseguido que a escola que ele administra consiga animadores resultados no Enem. Quem ler a matria de ttulo Ao de diretor eleva nota de escola pblica em So Paulo vai entender claramente como ele aplicou a teoria dos vidros quebrados naquele local.

Muitas escolas esto com seu nimo e moral quebrados e desgastados. Quanto mais diretores e professores, pais e alunos, autoridades e associaes, todos esses segmentos viram as costas escola, mais ela aparece decadente no dia seguinte.

As desonestidades como desvio de verbas, ou recursos mal aplicados dentro da escola, a mesma metodologia de aula de cinquenta ou mais anos atrs, hoje com nova faceta de adestramentos para o Enem, dentre outras realidades so situaes que caracterizam os tipos de vidros quebrados que no ficam s na violncia simblica. Da o nvel de depredao em que se encontram alguns prdios escolares. Cabeas e prdios ruins!

Fonte adaptada: <http://comunidade.sol.pt/blogs/marestranquilos/archive/2011/06/15/TEORIA-DOS-VIDROS-QUEBRADOS_2E00_.aspx> Acessado em 20/abril/2015.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Educação, no dia 04/05/2015




Comente esta Coluna