Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 20° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 4,992 Euro agora: R$ 5,383
Pesca


Saiba como escolher a linha de pesca



A linha de pesca, como tudo na vida, sofreu um processo de evolução em suas características, onde, com pesquisas nesses 50 anos, apareceram materiais sintéticos de alta resistência e elasticidade. Assim vieram as fibras monofiladas (o nailon, a poliamida e o poliéster) e, em seguida, as de fibras sintéticas microfilamentadas (Kevlar, Spectra), que são microfilamentos trançados. Poucos pescadores conhecem da capacidade de resistência da sua linha de pesca e de detalhes importantes para sua conservação e durabilidade. Existe o efeito “memória” da linha, que é o tempo em que ela permanece no carretel do seu molinete e provoca a espiralada e contorções problemáticas na hora do lançamento, causando embaraços e perda da capacidade de se atingir a distância e alvo desejados.

Tipos de linha

Linha Convencional: em se tratando do uso das linhas convencionais para as diversas modalidades da pesca esportiva, temos no mercado uma infinidade de boas marcas. Propriamente falando na pesca de arremesso, a busca de se alcançar longas distâncias (canais), para lançamentos produtivos, além arrebentação, ensejou uma revolução benéfica para os desportistas que labutam nos torneios ou competições organizadas pelos clubes de pesca. Além das nossas linhas convencionais, encontradas nas casas especializadas, houve o advento das importações de material de pesca (molinetes, varas, anzóis, linhas etc.), trazendo um campo excelente para o aprimoramento e busca de tecnologia mais atualizada, fazendo com que todo o segmento de material de pesca colocado à disposição dos pescadores fosse modernizado e acessível.

Superlinhas: ultimamente temos ou­vido uma insistente pergunta “as superlinhas vão desbancar as linhas de nylon?” – Antes de responder aos nossos amigos pescadores, vamos tecer alguns comentários sobre elas. Há poucos anos, foi descoberta uma fibra sintética (Spectra), que é a matéria prima de quase todas, e que consiste em microfilamentos trançados para compor uma única linha fina. Comparativamente, a linha de nylon é quatro vezes inferior à resistência de uma superlinha, se levarmos em consideração a mesma milimetragem ou, inversamente, em linhas com resistência igual, uma super-linha tem a metade do diâmetro das linhas convencionais (monofilamentos).

Temos que ressaltar como propriedade positiva, a elasticidade, já que a convencional possui 25% e a superlinha não ultrapassa 5% e, em razão disso, a força aplicada por você no caniço é toda transmitida mais rapidamente até a extremidade (chumbada com anzóis), consequentemente trazendo uma maior sensibilidade na ferrada do peixe. Deve-se estar atento para o balanceamento que deve existir no conjunto: vara, molinete ediâmetro da superlinha, em função das características específicas das diversas modalidades de pesca e do peixe. Já existem, nas casas que vendem material de pesca, diversas marcas das superlinhas, embora o seu preço seja mais “salgado”.

 Conforme registros de indicações industriais, a garantia é de até três anos, em condições normais. É bom lembrar aqui os pontos contraditórios no uso das superlinhas, nas nossas pescarias: inicialmente registramos que a baixa elasticidade não favorece a amortização dos trancos nos lançamentos; ao praticar a ferrada, procure amaciar o arranque, a fim de não romper a boca do peixe.

Características

Diâmetro:  o diâmetro, também chamado de bitola, espessura ou grossura, da linha é quase sempre informado em milímetros pelos fabricantes. Existem alguns raros que fornecem esta medida em polegadas. É preciso tomar cuidado para não confundir. Naturalmente, em linhas de um mesmo tipo, o maior diâmetro proporcionará uma maior resistência, ou seja, aguentará um maior peso. Entretanto, não é na resistência ao peso que se deve pensar na hora de optar por uma linha de maior diâmetro e sim na sua resistência ao desgaste, que também tem relação direta à medida. Quanto mais grossa for a linha, maior será sua resistência ao desgaste. É necessário prevenir quanto a isto no caso de pescas realizadas em locais onde a linha poderá sofrer atrito com galhos, pedras e outros obstáculos. É preciso saber o que é mais importante para você: muita linha ou muita resistência? Quanto maior o diâmetro maior resistência, e menos linha você poderá carregar no carretel.

Resistência: é a capacidade máxima de suporte de peso de uma linha e normalmente vem expressa em libras nos carretéis. Cada libra corresponde a 453 gramas. Escolhe-se a resistência em função do peso do peixe desejado, mas é preciso lembrar que o seu peso se multiplica na água durante uma briga, sendo muito maior que o peso dele parado.

Memória: As linhas tendem a assumir forma espiralada em razão de seu acomodamento no carretel. Isto é a capacidade de memória da linha. Dependendo da composição dos materiais utilizados na sua fabricação, esta propriedade varia. Quanto menor memória melhor, pois a deformação pode causar desgaste na linha.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 04/05/2015




Comente esta Coluna