Foto: Divulgação
Os transtornos se intensificam durante as chuvas, quando o córrego transborda, provocando alagamentos
Moradores da rua Engenheiro Nelson Teixeira, nas proximidades da BR-040, no bairro São Dimas, em Conselheiro Lafaiete, denunciam uma situação crítica que ameaça a saúde pública. Um córrego de esgoto a céu aberto corta a região, expondo a população — especialmente idosos e pessoas com problemas de saúde — ao risco constante de doenças e contaminações.
De acordo com relatos, mesmo após inúmeros pedidos de socorro, nenhuma providência efetiva foi tomada para resolver o problema. Além do mau cheiro persistente, os moradores enfrentam o risco frequente de inundações. A falta de manutenção e a ausência de uma obra de contenção na crista da manilha agravam ainda mais a situação, especialmente no período chuvoso. "Eu mesmo já perdi todos os meus móveis e utensílios domésticos quando a água invadiu minha casa. Estamos exaustos, ninguém aguenta mais viver assim. Os impactos dessa situação têm se tornado insustentáveis para nós", desabafa um morador, que prefere não se identificar.
Os transtornos se intensificam durante as chuvas, quando o córrego transborda, provocando alagamentos, causando prejuízos materiais consideráveis e elevando o risco à saúde dos moradores. A comunidade afirma que a situação chegou ao limite e cobra uma intervenção urgente das autoridades competentes. Um ofício já foi encaminhado à Prefeitura Municipal e à Copasa, solicitando providências imediatas.
Em nota, a Copasa informou que técnicos da companhia estiveram na região do bairro São Dimas e identificaram que os lançamentos de esgoto no córrego são clandestinos e não fazem parte da rede operada pela empresa. A companhia reforçou que já está tomando providências para corrigir e adequar a situação.
Com relação aos alagamentos, a concessionária responsável pela operação da BR-040 já foi notificada e está adotando as medidas necessárias para a correção do problema.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 12/05/2025 - 12:37