Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 24° Segunda, 20 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,109 Euro agora: R$ 5,546
Região


Jornal FOB: Você já ouviu falar da Doença Inflamatória Intestinal (DII)?

Não se trata de uma doença transmissível, mas elas podem afetar todo o Sistema Digestivo



 

Cólicas abdominais, diarreias constantes e urgência para evacuar diversas vezes ao dia devem acender um sinal de alerta para a Doença Inflamatória Intestinal (DII). Trata-se de um grupo de enfermidades que acometem principalmente o intestino, mas podem ter reflexos no corpo todo, como por exemplo: comprometimento das articulações hematológicas da pele, dentre outros fatores.

As duas doenças mais comuns nesse grupo são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. A primeira, o surgimento pode estar ligado a uma disfunção do sistema imunológico, porém, não se trata de uma doença autoimune, e sim de fatores bacterianos genéticos. A Doença de Crohn pode causar infecção em qualquer parte do aparelho digestivo – da boca até o ânus –, sendo mais comum no íleo e no cólon. A inflamação se dá, de maneira delimitada, em porções distintas. Os sintomas mais comuns são: dor abdominal, náuseas, vômito, diarreia, febre moderada, distensão abdominal, fraqueza e cansaço.

Já a segunda doença, afeta apenas o intestino grosso – reto e cólon –, provocando úlceras. Em pessoas mais jovens, a Retocolite Ulcerativa pode ocasionar problemas mais graves. Sua intensidade pode ser leve, moderada ou grave, dependendo do grau da infecção e o quanto do órgão é afetado. As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas trata-se de um distúrbio imunológico que pode ser agravado e/ou desencadeado por fatores externos. Os principais sintomas são: urgência retal (necessidade de evacuar até 20 vezes ao dia), diarreia, sangramento retal, muco e/ou sangue nas fezes, febre, anemia e perda de apetite, acarretando a perda de peso.

Por não ter um fator causador único, não há um exame específico. O diagnóstico das doenças inflamatórias é feito a partir de dados clínicos, laboratoriais, radiológicos, endoscópicos e histológicos. É importante destacar que não são doenças contagiosas e nem desencadeadas por um alimento específico, por exemplo. Uma avaliação minuciosa é importante, pois os sintomas das principais Doenças Inflamatórias Intestinais são semelhantes e também se parecem com os da Síndrome do Intestino Irritável.

Por ser um problema crônico, quem sofre de DII precisará conviver com ela a vida inteira, por isso, o tratamento deverá ser contínuo, assim como o acompanhamento da doença. No Hospital FOB há profissionais altamente capacitados para realizar todo o acompanhamento médico relacionado às DII. Além disso, conta com um laboratório clínico para a realização de diversos exames.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles:  Allianz, Amil, AMMP, Arcelor Mittal, Bradesco Saúde, Cassi, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Fundação FFEMG, Gama, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Postal saúde, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed CL (demais Unimeds sob consulta prévia), Usisaúde e Vale.

E a unidade de Conselheiro Lafaiete atende pelos convênios: Allianz, Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Gama, IPSM, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed (sob consulta prévia), Usisaúde e Vale. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Hospital FOB: com você, em todos os sentidos!




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 03/07/2022 - 17:42


Comente esta Notícia