Por anos, muita gente acreditou que maquiagem e pele saudável não combinavam. Quem nunca ouviu a frase “maquiagem estraga a pele” ou “quanto menos usar, melhor”? Mas a verdade é que, com os avanços da tecnologia dermocosmética, a maquiagem de hoje não só realça a beleza como também trata e protege a pele. Ou seja: maquiagem faz bem, sim — desde que escolhida da forma certa. E é justamente sobre esse tema que vou falar um pouco melhor na coluna de hoje!
O mercado de beleza evoluiu muito, e hoje a maioria dos produtos de maquiagem de qualidade vai muito além de colorir a pele. Bases, pós, blushes e batons modernos trazem ativos hidratantes, antioxidantes, vitaminas e até componentes calmantes na fórmula. Isso significa que, ao mesmo tempo em que uniformizam o tom da pele, esses produtos ajudam a mantê-la saudável e protegida das agressões diárias.
Muitas bases e BB creams, por exemplo, vêm com fator de proteção solar (FPS) e proteção contra luz azul — aquela emitida por celulares e computadores, que também envelhece a pele. Produtos assim são aliados para quem vive na correria e nem sempre consegue refazer o protetor solar ao longo do dia.
Dermomake: maquiagem que trata
Um termo que ganhou força nos últimos anos é o dermomake, que são maquiagens com princípios ativos dermatológicos. Ou seja, produtos que, além de embelezar, tratam. Há bases com ácido hialurônico, que hidratam e ajudam a preencher linhas finas, corretivos com vitamina C, que iluminam e combatem radicais livres, e batons com manteiga de karité ou óleo de argan, que hidratam e regeneram os lábios.
Claro que, como qualquer produto de uso diário, a maquiagem precisa ser escolhida de acordo com o tipo de pele e suas necessidades. Quem tem pele oleosa, por exemplo, deve optar por maquiagens oil-free, não comedogênicas (que não obstruem os poros) e com controle de brilho. Já as peles secas se beneficiam mais de produtos cremosos e hidratantes.
E atenção: dormir maquiado ainda é um erro. Por mais tecnológica que seja a maquiagem, é essencial removê-la antes de dormir para que a pele respire e se renove durante a noite.
Portanto, da próxima vez que alguém disser que maquiagem faz mal para a pele, você já sabe: o problema não está na maquiagem, mas na escolha e no uso dela. Com os produtos certos, maquiagem e pele saudável andam juntas e muito bem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 12/05/2025