Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 13° Agora: 13° Quinta, 08 de Maio de 2025 Dólar agora: R$ 5,744 Euro agora: R$ 6,472
Agostinha Assis


Brigadeiro de Mandioca: tradição e criatividade no doce mineiro



Em Minas Gerais, a criatividade na cozinha é quase tão tradicional quanto o café coado na hora. E uma receita que vem ganhando destaque nas festas e encontros familiares é o brigadeiro de mandioca, uma variação surpreendente do clássico docinho brasileiro, que une a cremosidade da raiz com o sabor inconfundível do chocolate.

A receita é simples, mas cheia de sabor e memórias afetivas. Leva 1 e ½ xícara de chá de mandioca cozida e bem amassada, 2 colheres de sopa de margarina, 10 colheres de açúcar, 1 xícara de leite em pó, 3 colheres de chocolate em pó e, para finalizar, 5 colheres de chocolate granulado.

O preparo começa com o cozimento da mandioca, que deve ficar macia a ponto de quase desmanchar. Depois de escorrida e sem o fiapo central, ela é amassada até virar uma massa lisa. Em seguida, vai para a panela com a margarina derretida, onde se mistura bem antes de receber o açúcar, o chocolate em pó e o leite em pó. O segredo está na paciência: é preciso mexer com uma colher de pau até que a massa desgrude do fundo da panela — o ponto certo para enrolar.

Depois de esfriar, os docinhos são moldados com as mãos levemente úmidas, passados no chocolate granulado e colocados em forminhas, prontos para brilhar em qualquer comemoração.

Mais do que um doce, o brigadeiro de mandioca é uma homenagem à versatilidade da culinária mineira, que transforma ingredientes simples em iguarias irresistíveis. Uma prova de que tradição e inovação caminham lado a lado na cozinha do nosso estado.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Agostinha Assis, no dia 07/05/2025

Agostinha Maria do Carmo Assis, técnica em nutrição, culinarista e consulto


Nascida em Conselheiro Lafaiete/MG, Agostinha Maria do Carmo Assis é técnica em nutrição, culinarista e consultora em culinária. Proprietária da Escola de Culinária Culinarte em Belo Horizonte, ela possui vasta experiência no setor, tendo atuado em empresas como Unilever, SESC-ASA, Fluxo Consultoria e Treinamentos, e Nestlé.

Agostinha fundou a Associação Mineira dos Profissionais de Culinária, onde ocupou o cargo de presidente. Ela também trabalhou no Projeto Nutrir, um programa de educação alimentar da Nestlé com o objetivo de combater a desnutrição no Brasil. Atualmente, Agostinha apresenta o programa "Água na Boca" na rádio Carijós.

Contato: (31) 99705-8263 - [email protected]



Comente esta Coluna