Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 17° Quinta, 18 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,233 Euro agora: R$ 5,583
Adriana Samara


DIFICULDADES EM GERENCIAR SUA EQUIPE? ALGUMAS DICAS PARA UMA EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE.



 

 

A gestão da equipe consiste na função do líder em orientar e direcionar os colaboradores sobre a realização dos trabalhos, visando atingir as metas estabelecidas.

Ter sucesso na gestão da equipe é um desafio para os líderes e para as organizações, considerando que estamos nos referindo a pessoas que possuem suas subjetividades, com características e visões de mundo distintas.

Apesar de desafiador a gestão eficaz da equipe é essencial para alcançar resultados favoráveis para o empreendimento, considerando que por trás de cada processo empresarial estão pessoas.

O desenvolvimento de uma equipe de alta performance se inicia no processo de seleção dos colaboradores.

Antes do processo de contratação, defina qual o perfil técnico e comportamental que deseja do profissional que irá ocupar o cargo.  Para que o processo de contratação seja mais efetivo é importante que as atribuições do cargo estejam descritas em documentos específicos como, por exemplo, na descrição dos cargos da empresa.  

O responsável pela contratação deve realizar um processo de seleção bem alinhado com os objetivos da organização.

Após a contratação apresente ao novo colaborador a estrutura organizacional da empresa.

A relação hierárquica existente em uma organização, também deve ser conhecida e respeitada por todos colaboradores, e pode ser apresentada através de uma representação gráfica, como por exemplo, por um organograma.

Invista em treinamentos para o desenvolvimento profissional e competências pessoais dos colaboradores.

Muitas organizações buscam orientar os colaboradores, no que se refere as   habilidades técnicas necessárias para a execução das atividades, mas se esquecem que as habilidades pessoais são imprescindíveis para o sucesso de qualquer equipe. Características como liderança, ética profissional, relacionamento interpessoal, comunicação assertiva, marketing pessoal e profissional, são essenciais para o sucesso do colaborador e consequentemente da empresa e devem estar presentes no plano de treinamento empresarial.

Realize o levantamento dos treinamentos necessários para o desenvolvimento da equipe e após a realização dos treinamentos verifique a eficácia, ou seja, se a equipe entendeu a mensagem que foi transmitida e se estão conseguindo aplicar nas suas atividades profissionais.

A gestão eficaz da equipe pode melhorar significativamente os resultados da sua empresa, sendo essencial para uma equipe produtiva e de sucesso!

Precisa de ajuda para melhorar o desempenho da sua equipe, entre em contato conosco!

 

 

Adriana Samara
Engenheira | Consultora de Gestão e Negócio
Implantação da ISO 9001:2015
adrianasconsultoraempresarial@gmail.com
(31) 995173160

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Adriana Samara, no dia 03/08/2022

Adriana Samara - Engenheira e Consultora de Gestão de Negócio


Implantação da ISO 9001:2015
adrianasconsultoraempresarial@gmail.com
(31) 995173160



Comente esta Coluna