Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 16° Agora: 23° Terça, 30 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,193 Euro agora: R$ 5,538
Adriana Samara


GESTÃO EMPRESARIAL EM EMPRESAS FAMILIARES



 

Muitas empresas  seguem a estrutura familiar, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística (IBGE), 90% das empresas constituídas no Brasil, tem seu início  na gestão familiar.  Pesquisas demonstram  que as empresas familiares são responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto e representam até 75% dos empregos gerados, o que destaca a importância das empresas familiares para a economia do país.

Empresas familiares apresentam muitos pontos positivos, como: a agilidade na tomada de decisões; contar com gestores, que teoricamente, estão comprometidos com  os resultados da empresa; disposição dos familiares, no que  se refere ao apoio financeiro e até mesmo emocional;  ambiente familiar, o que torna o trabalho mais agradável.

No entanto pesquisas também apontam que 70% das empresas familiares encerram suas atividades no processo sucessório. O encerramento se deve principalmente pela falta de estruturação para a mudança da liderança e  pelo fato dessas empresas  não contarem com uma gestão empresarial eficiente.

Abaixo seguem algumas dicas para a gestão empresarial de empresas familiares:

1º Dica: Defina um organograma de acordo com as necessidades da empresa.

Organograma é uma representação gráfica da estrutura organizacional da empresa, onde ficam claros os cargos presentes em uma empresa e as hierarquias.  É necessário que o organograma seja elaborado de acordo com as necessidades da empresa.

2º Dica: Elabore a descrição de cada cargo.

Determine quais são as atribuições e responsabilidades de cada cargo, independente de vínculo familiar.

A empresa familiar  que não apresenta uma  estrutura organizacional definida pode gerar  multiplicidade  de tarefas e  informalidade, o que compromete a qualidade do produto e/ou serviços prestados.

3º Dica: Estabeleça um salário para cada cargo.

Os valores de salário devem ser determinados para cada cargo presente no organograma e necessitam ter valores compatíveis com o valor estabelecido no  mercado.

4º Dica: Controle financeiro pessoal deve ser desvinculado do controle financeiro da empresa.

É muito comum que em empresas familiares, as contas pessoais sejam administradas juntamente com as contas da empresa. Para uma administração financeira adequada é necessário que as contas pessoais sejam separadas das contas empresariais.

5º: Realize reuniões frequentes

Nas  reuniões serão compartilhados assuntos pertinentes à empresa, como metas alcançadas, desafios e dificuldades de todos os setores.

6º: Crie um Código de Ética para a empresa

Onde serão apresentadas todas as regras de convivência e comportamento profissional, que deverão ser seguidas por todos, considerando que todos os colaboradores devem ser considerados como membros de uma empresa, independente de relação familiar.

Se precisar de ajuda para a gestão empresarial do sua empresa, pode contar comigo!

Adriana SamaraEngenheira | Consultora de Gestão e Negócio
Implantação da ISO 9001:2015
adrianasconsultoraempresarial@gmail.com
(31) 995173160



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Adriana Samara, no dia 24/02/2022

Adriana Samara - Engenheira e Consultora de Gestão de Negócio


Implantação da ISO 9001:2015
adrianasconsultoraempresarial@gmail.com
(31) 995173160



Comente esta Coluna