Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 17° Terça, 30 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,118 Euro agora: R$ 5,459
Cuide bem do seu Pet


Cuidados com Pets no Frio



Manter o animal aquecido é um dos principais cuidados com pets

O inverno só chegou agora, mas o clima frio já é uma realidade há muitos dias. Nós buscamos, a todo custo, nos protegermos das noites e também dos dias mais gelados, mas, com tanta proteção, acabamos nos esquecendo dos nossos pets. Por isso, na coluna desta semana, vou dar algumas dicas de como protegê-los do frio.

Parece óbvio, mas muita gente se esquece: manter o animal aquecido é um dos principais cuidados com pets. Por isso, evite passeios no início da manhã e no fim de tarde ou à noite. Dê preferência aos horários mais quentes. Outras recomendações importantes são:

Casinha
Pets que moram em casinhas fora da casa merecem uma atenção especial. Se possível, posicione o abrigo em locais sem vento. Forre a casinha com material isolante e jornal, para que não molhe e permaneça aquecida. Adicione um cobertor a mais para o seu amigo e coloque uma cortina de plástico na portinha. Ele não vai reclamar.
Atenção: cães que mo­ram dentro de casa também podem sentir frio. Veja se o local onde o seu amigo dorme é quentinho o suficiente. Ve­rifique a existência de correntes de ar, forre o chão com algum material isolante e deixe um cobertor à disposição.

Alimentação
Assim como nós, os animais também sentem mais fome no inverno. Trata-se de uma reação natural do organismo, que exige atenção. Claro que cada animal é único e possui necessidades particulares, mas a recomendação geral dos veterinários é aumentar em, no máximo, 20% a quantidade de comida para o pet no inverno.
É necessário, porém, ficar atento à forma física do seu companheiro. Com mais comida e menos atividade física, a tendência é engordar. E isso pode ser bastante prejudicial à saúde. Vale lembrar também que uma alimentação balanceada é fundamental.

Banho
Assim como a alimentação, o banho é um assunto bastante particular, que deve ser discutido com o veterinário. A recomendação é fazer a higiene do seu pet no máximo uma vez por semana. Contudo, nos dias mais frios, essa periodicidade pode ainda aumentar.
Para isso, é preciso ter em mente que o banho não é o único cuidado de higiene que devemos tomar. Para ampliar os intervalos de banho, é fundamental adotar outros cuidados com pets no frio, entre eles, trocar as cobertas, limpar a casinha e manter os potes de comida e água sempre higienizados.

Além da periodicidade dos banhos, fique atento também aos horários, dando preferência às horas mais quentes do dia. O inverno é a época do ano em que registramos mais casos de otites. Seque bem o seu companheiro e evite sair com o seu cão ou gato para a rua logo após o banho.

Por fim, se mesmo com todos os cuidados com pets no frio o seu amigo apresentar sinais de que não está bem, visite o veterinário. Cada animal apresenta características próprias, que devem ser avaliadas e acompanhadas de perto pelo profissional. Com isso, você garante uma qualidade de vida melhor para o seu companheiro e a alegria da sua família.

Em tempo, vale lembrar que existem raças de cães que são adaptadas a frios extremos e em nosso Brasil tropical, o frio não é um problema para eles, mas sim o calor.
Um abraço e até semana que vem!

Serviço

Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado 
em Clínica e Ortopedia

Endereço: Rua Duque de Caxias, 
352, Chapada. 
Mais informações: (31) 3721-1530 / 
saofrancisco@cvsf.com.br

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 02/07/2022

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987