Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 14° Agora: 28° Sexta, 17 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,108 Euro agora: R$ 5,547
Cuide bem do seu Pet


Um texto para não morrermos de raiva



 

Por se tratar de uma doença extremamente grave, é de suma importância que seja feita a vacinação anual de cães e gatos

A raiva é uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem, quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida, devido à alta taxa de mortalidade. É sobre ela que vamos falar esta semana.

A raiva tem evolução rápida e fatal em quase 100% dos casos. Há relato de apenas dois casos de cura em humanos: em 2004, uma americana e em 2008, um brasileiro em Recife, porém o mesmo ficou com sequelas neurológicas graves e irreversíveis, mas, de modo geral, é praticamente fatal.

Uma doença de grande importância em saúde pública, pois é uma zoonose, ou seja, doença que pode ser transmitida aos seres humanos pelos animais, de notificação compulsória e imediata aos serviços de vigilância sanitária. Todos os mamíferos podem ser infectados, tanto os domésticos (caninos, felinos, equinos, bovinos entre outros) como os animais selvagens (morcegos, primatas, gambás entre outros).

A eliminação do vírus é pela saliva do animal infectado, sendo assim a transmissão mais comum é por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Entretanto, existem relatos de infecção por via respiratória por meio da inalação de aerossóis contendo vírus da raiva.

Os sintomas da raiva podem variar de acordo com a espécie envolvida. Em geral os animais podem apresentar: salivação abundante com dificuldade de deglutição, anorexia, cefaleia, inquietude, espasmos musculares, convulsões e alterações comportamentais e mudanças de hábitos, como no caso dos morcegos que podem ser encontrados durante o dia e em locais não habituais.

A vacina contra a raiva está disponível tanto no sistema público, em campanhas de vacinação, como em clínicas particulares. Por se tratar de uma doença extremamente grave, é de suma importância que seja feita a vacinação anual de cães e gatos. Ela é eficaz para a prevenção da raiva nesses animais e assim consequentemente prevenir a raiva humana. Lembrando que a vacinação antirrábica anual é obrigatória no Brasil.

Serviço

Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado 
em Clínica e Ortopedia

Endereço: Rua Duque de Caxias, 
352, Chapada. 
Mais informações: (31) 3721-1530 / 
saofrancisco@cvsf.com.br



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 11/06/2022

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987