Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 14° Agora: 17° Sábado, 04 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,072 Euro agora: R$ 5,453
Graziele Mendes


O que o corpo feminino precisa em cada fase da vida



 

Mulher, sexo frágil que conquistou seu lugar na sociedade, consegue exercer diversas funções em tempo hábil, é mãe, esposa, trabalha fora, estuda, dona de casa, amiga, cuida de si. Alguns cuidados básicos são importantes para as mulheres adquirirem longevidade e esses cuidados se diferem nas fases da vida.

Infância: Nessa etapa, após o nascimento é aconselhável o  aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade, de acordo com o  Ministério da Saúde, por ser um alimento rico e completo. Excedendo os seis meses, as crianças precisam de alimentos que tenham, principalmente, ferro, zinco, vitaminas C, A e D. O ferro, por exemplo, auxilia na formação do cérebro e suas funções neuromotoras. Enquanto as demais vitaminas ajudam na absorção do ferro, no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde dos ossos, respectivamente. Não pode faltar frutas e se possível variadas, quanto mais cor mais nutrientes, se difícil a indução in natura assim como legumes, é valido agregar a ingredientes como bolo ou sucos.  Feijões, grão de bico e banho de sol também são recomendados, além de boas fontes de carboidratos e gorduras, evitando a oferta de doces e frituras, visto que o habito alimentar é formado até os dois anos de idade, sendo assim o que a criança consome nessa fase tende a fazer parte do seu habito alimentar. 
 
Adolescência: Os hormônios femininos estão aflorados, e com a chegada da menstrução, alguns alimentos chaves devem estar presentes, tais fontes de vitaminas do complexo B, ferro e zinco, com intuito de reporem a possível perda de nutrientes com a menstruação e dar mais energia para as jovens durante as atividades. Fontes alimentares: cereais, carnes, verduras, fígado, abacate, ovo, leite, nozes, frutas, iogurte. É importante evitar fast foods e aumentar o consumo dos alimentos naturais e castanhas.  

Adulta: Nessa fase, nutrientes como vitamina A, C e ácidos graxos essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo organismo, são importantes pois regulam as variações hormonais, ansiedade e inchaço, considerados os sintomas mais comuns da TPM. Quanto mais colorida for a ingestão alimentar de vegetais e frutas, maior será a quantidade de antioxidantes ingeridos, contribuindo para  saúde das células e consequentemente evitando o envelhecimento precoce. Fontes alimentares: Carne, ovo, grãos integrais, legumes e frutas amarelo alaranjado, laranja, Limão, abacaxi, brócolis, melão, morango, manga, nozes, castanhas, linhaça, peixes de água fria e óleos de peixes (salmão, tainha, sardinha, bacalhau, atum, cavala, arenque, truta).

Terceira idade: com a chegada da menopausa a mulher sofre diversas transformações hormonais e fica mais suscetível ao desenvolvimento de problemas como câncer de mama e no sistema reprodutor. Por isso, é indicado o consumo de alimentos ricos em isoflavona, substância com um efeito parecido ao estrogênio no organismo feminino presente em: grãos de soja, sementes de linhaça, farinha de soja, tofu. Outro nutriente importante é a vitamina E, que ajuda a minimizar as ondas de calor típicas da menopausa, encontrado em: óleos vegetais, folhosos verdes, ovos, peixes, feijão, cereal integral.

Portanto, uma nutrição adequada colabora para que a saúde da mulher seja adquirida em todas as fases da vida.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 02/06/2021

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna