Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 14° Agora: 16° Domingo, 05 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,072 Euro agora: R$ 5,453
Graziele Mendes


Comer Saudável é caro e trabalhoso?




Hoje em dia, todos tem rotina corrida, e a alimentação não recebe atenção merecida, por isso, muitas pessoas optam por refeições praticas e rápidas, como um salgado com refri no lanche, um fast foos a noite.

Porem a escolha alimentar reflete diretamente na nossa saúde e disposição. O marketing possui grande influencia sobre as escolhas alimentares, um produto apresentado como perfeito: pratico, rico em nutrientes e barato, muitas das vezes e enganação. Devemos ser críticos e observar o rotulo e lista de ingredientes. Por outro lado frutas e verduras in natura perdem nos quintais e não são aproveitados.

De acordo com o guia alimentar para a população brasileira, do ministério da saúde, a alimentação deve ser composta de alimentos básicos como arroz, feijão, frutas e verduras da época (essas são mais baratas quando a oferta é mais abundante)., não sendo necessário produtos caros, privilegie produtos regionais.

Organização é a chave. Vá ao mercado com a lista de compras para as marmitinhas semanal, dedique um tempo para preparar as refeições, e isso não precisa ser diariamente, como já mencionado a rotina diária é apertada, sendo assim, congele os alimentos, deixe pre pronto. Leve as marmitinhas diária para o trabalho, “comemos o que temos”, na volta para casa ou no intervalo do trabalho, sempre existe um ambulante , salgados gordurosos, pão de queijo ou doces. Para não cair na armadilha da praticidade e gastar com esses alimentos, cujo consumo deve ser moderado, o melhor a se fazer é levar a própria comida de casa. Cabe ressaltar que ir ao mercado com fome não é uma estratégia interessante, visto que a tendência por comprar muito e adquirir alimentos não saudáveis é maior.

Uma atitude saudável e econômica é usar todas as partes dos alimentos, as cascas para sucos, bolos, as sementes secar na salada ou junto a lanches intermediários.

A vida é feita de escolhas, muitas pessoas optam por salsicha como opção de carne, mas o quilo do frango pode ser encontrado a preços semelhantes, além disso carne moída de segunda, sardinha e ovos entram na lista de opções econômicas e versáteis de proteínas, que podem compor várias preparações. Evite embutidos como salsicha e linguiça, visto que em excesso são maléficos a saúde.

Alimentos industrializados podem utilizar produtos que causam alergias e é importante estar atento a essas informações, além de ser rico em gordura, açúcar e sódio. Portanto: “descasque mais e desembrulhe menos”

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 26/05/2021

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna