Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 23° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,113 Euro agora: R$ 5,479
Comunidade


Começa hoje o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024



Foto: divulgação site governo federal

 

Para quem deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024,  o prazo começa nesta segunda -feira, 15 de abril, e se estende até o dia 26. Este período é aberto também para fazer justificativas de ausência na edição de 2023, condição para participar gratuitamente este ano.

Os interessados devem fazer a solicitação pela Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br. Quem não lembrar da senha, é possível recuperá-la seguindo as orientações disponíveis na própria plataforma.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para: estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola pública declarada ao Censo Escolar; que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar em processos seletivos, além de servirem como parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 15/04/2024 - 14:30


Comente esta Notícia