Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 27° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,106 Euro agora: R$ 5,473
Cultura


Lafaiete terá espetáculo musical neste fim de semana



Foto: divulgação

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira vai se apresentar em evento na praça São Sebastião

Neste fim de semana, a música será celebrada em grande estilo em Lafaiete. Neste sábado, dia 13, a praça São Sebastião receberá a Orquestra Paulistana de Viola Caipira. A partir das 19h, os músicos farão um espetáculo, em comemoração ao Dia das Violas de Queluz. No domingo, 14, a festa imperdível, aberta ao público, continua na praça, a partir de 10h, com o Encontro de Violeiros e missa sertaneja.

O evento marca as celebrações que tiveram início em março, pelo Dia Municipal da Violas de Queluz. A lei 5141, de novembro de 2009, instituiu a data festiva de 29 de março, quando, historicamente, o imperador Dom Pedro II visitou a cidade, em 1881.

A viola de Queluz é considerada bem imaterial de Lafaiete, com tombamento pelo Patrimônio Histórico. O instrumento é um importante símbolo do município, representando a cultura, a musicalidade e a genialidade de seus artesãos. A história da viola de Queluz teve início no século XIX, quando a família Meireles trouxe para o Brasil uma viola da região do Porto, em Portugal.

Com formato e som característicos, o instrumento começou a se tornar popular na antiga cidade de Queluz. Desde então, a viola ganhou fama e reconhecimento. No início do século XX, foi premiada internacionalmente, nos Estados Unidos, como o mais belo som de instrumentos regionais. A viola de Queluz também foi reconhecida como a mais importante do estado de Minas Gerais.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 13/04/2024 - 10:09


Comente esta Notícia