Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 15° Agora: 15° Quinta, 02 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,194 Euro agora: R$ 5,561
Saúde


Aedes em destaque: especialista esclarece se mosquito da dengue é o único com listras brancas



Reprodução/Internet

O Aedes aegypti, com suas listras brancas características, é amplamente reconhecido como o principal transmissor da dengue, zika e chikungunya. No entanto, será que é o único mosquito com esse visual? Como podemos identificá-lo com certeza? Fabiano Duarte Carvalho, pesquisador da Fiocruz Minas, lança luz sobre essas questões.

"Ele tem essa característica de ser preto com branco, uma coloração de escamas. Existem outras espécies, até mesmo do gênero Aedes, que têm essa característica, como o Aedes albopictus, que também pode ser relacionado à transmissão da doença, mas é um vetor secundário. Dos mosquitos mais encontrados dentro de casa, o Aedes aegypti é o principal com essa característica. Ele é diferente do pernilongo comum, o Culex quinquefasciatus, que tem uma coloração mais marronzinha. Então, se a pessoa encontrar um mosquito preto com essas listras brancas dentro de casa, tem grande chance de ser um Aedes aegypti mesmo", explica o pesquisador.

É importante ressaltar que nem sempre as listras brancas são visíveis. Carvalho acrescenta: "O que marca o branco são escamas, que podem cair na medida em que o mosquito fica mais velho ou desvia de predação. Às vezes, você verá um mosquito com uma coloração quase predominantemente preta, um preto fosco, e com poucas marcações brancas".

Com a temporada de chuvas e calor, os casos de dengue têm aumentado em Minas Gerais. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o estado registrou 854,5 mil casos prováveis de dengue, dos quais 331,5 mil foram confirmados. Infelizmente, houve 159 óbitos decorrentes da doença.

É fundamental que a população esteja atenta e adote medidas preventivas, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, usar repelentes e telas em janelas e portas, além de colaborar com as campanhas de combate ao mosquito promovidas pelos órgãos de saúde.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 03/04/2024 - 13:20


Comente esta Notícia