Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 18° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Região


Coral Cidade dos Profetas emociona público em concerto dedicado à Paixão de Cristo

Evento em Congonhas inaugurou a nova temporada de concertos do grupo e celebrou as tradições da Semana Santa



Foto: divulgação

Os moradores de Congonhas foram agraciados com um espetáculo do Coral Cidade dos Profetas que marcou as celebrações da Semana Santa na cidade. No sábado, 23, véspera do Domingo de Ramos, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi palco de um emocionante concerto cênico-musical dedicado à Paixão de Cristo. Esta foi apenas a primeira de uma série de apresentações que estão programadas para encantar também os públicos de Belo Horizonte, Itabirito, Ouro Preto e Mariana nos próximos meses.

No início da noite, os fiéis foram recebidos com ramos abençoados pelo reitor da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, o cônego Nedson Pereira de Assis. Em seguida, o Coral Cidade dos Profetas, acompanhado pelas crianças do Coral Profetas do Amanhã e por uma orquestra convidada, interpretou composições emblemáticas da Semana Santa, todas datadas do período colonial mineiro e do barroco europeu.

No entanto, não foram apenas as melodias que proporcionaram momentos de reflexão e emoção. Durante a apresentação, atores do grupo de teatro Dez Pras Oito deram vida aos momentos mais marcantes da história sagrada, desde a entrada triunfal de Jesus à Jerusalém até sua prisão, flagelação, crucificação e ressurreição.

“Sempre sou tomada por uma grande emoção quando assisto ao Coral Cidade dos Profetas, principalmente neste nosso cenário barroco”, compartilha a bibliotecária e radialista Rosaly Senra. O que torna os concertos ainda mais especiais para ela é a participação de sua mãe, Maria Zélia Senra, uma das fundadoras do grupo. “O Coral é a vida dela e sempre acompanhamos o movimento dele aqui em casa”, completa.

O “Concerto da Paixão de Cristo” integra as atividades do “Plano Anual Coral Cidade dos Profetas 2024”, aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da CSN e apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas e da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Coral Cidade dos Profetas

Especializado na interpretação de música sacra antiga e com três CDs gravados - "Missa em Fá de Lobo de Mesquita", "Mestres do Colonial Mineiro" e "CD em Louvor à Virgem Maria", o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, há mais de 30 anos de atuação, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do país. Ao longo da trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos de Minas como Semana Santa, Festivais de Inverno, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.  Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 29/03/2024 - 12:20


Comente esta Notícia