Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 17° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


Sua clínica já está no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde?



Fotos: divulgação

 

Prestar serviços para grandes empresas e oferecer atendimentos por meio de convênios de saúde – inclusive o SUS - podem ser boas fontes de renda para clínicas, laboratórios, hospitais e outros negócios no setor. Mas para estar apto a prestar esses serviços, é preciso fazer parte do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) - sistema de informação oficial de cadastramento de informações onde constam todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente de sua natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS).   

Andreia Rodrigues destaca a importância do CNES, que agrega credibilidade ao negócio

Por que cadastrar minha clínica no CNES? 

Registrar sua clínica no CNES agrega credibilidade ao negócio, uma vez que ela será facilmente encontrada em pesquisas realizadas por cidadãos e potenciais parceiros. As parcerias, por sua vez, representam um dos maiores benefícios para clínicas e consultórios cadastrados no CNES, pois a atualização do cadastro é exigida para a prestação ou integração de qualquer serviço relacionado ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

O mesmo princípio se aplica aos contratos firmados com operadoras de planos de saúde, visto que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) requer o cadastro das clínicas parceiras. Essa exigência visa, principalmente, garantir a transparência na fiscalização dos gastos públicos com saúde. Além disso, contribuir para o CNES auxilia os gestores na oferta de serviços suficientes e adequados para atender às necessidades das populações locais. 

“Basicamente, quem está fora do CNES não só deixa de ser encontrado como uma opção para a contratação de serviços como também não pode oferecer tais serviços. E esse é um problema que temos visto com uma frequência impressionante em Lafaiete: clínicas com um potencial enorme de prestar excelentes serviços, mas que ficam de fora das melhores oportunidades por não estarem aptas. Felizmente, nós, da Real Med, estamos aptos a ajudar a transformar essa realidade”, explica Andreia Rodrigues, gestora da Lucro Real e da Real Med Brasil Contabilidade. 

O cadastro CNES serve para identificação e acompanhamento de todo o sistema de saúde brasileiro. Portanto, é obrigatório para prestadores de serviço no setor. Estabelecimentos que não constam no cadastro atuam de forma irregular e não podem receber qualquer pagamento ligado ao SUS ou às operadoras de planos de saúde. Por isso, é essencial manter os dados preenchidos corretamente, atualizando os registros a cada mês, ou sempre que houver mudanças quanto à estrutura, funcionamento e recursos humanos. 

Para dar entrada no pedido, é preciso que o estabelecimento esteja regularizado, cumprindo as exigências dos órgãos fiscalizadores, a exemplo da Vigilância Sanitária e da prefeitura local.  Assim, antes de solicitar o cadastro no CNES, é necessário obter a licença junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a autorização do Departamento de Urbanismo ou órgão similar. 

“Para se cadastrar, é preciso procurar o órgão gestor da saúde em nível municipal ou estadual. Geralmente, o cadastro deve ser solicitado junto à secretaria da saúde no seu município, que vai exigir a documentação necessária para formalizar o pedido. Neste sentido, também estamos prontos para orientar a sua empresa no que tange à documentação e demais medidas. Procure a Real Med e conduza a sua empresa a uma nova fase de desenvolvimento”, conclui.  

Endereço: rua Afonso Pena 210, sala 311 e 313 Centro, Conselheiro Lafaiete 

Telefone: (31) 3721-2730 / (31) 99802-2730 

Email: realmed@realmedbrasil.com.br 

Instagram: @realmedcontabilidade




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 21/03/2024 - 09:34


Comente esta Notícia